Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Plinio Corrêa de Oliveira Revolução e Contra-Revolução IntraText CT - Texto |
C. O contra-revolucionário explicito
Entretanto, ninguém negará que seja licito que certas pessoas tomem como tarefa própria desenvolver nos meios católicos e não católicos um apostolado especificamente contra-revolucionário. Isto, elas o farão proclamando a existência da Revolução, descrevendo-lhe o espirito, o método, as doutrinas, e incitando todos à ação contra-revolucionária.
Fazendo-o, estarão pondo suas atividades a serviço de um apostolado especializado tão natural e meritório (e por certo mais profundo) quanto o dos que se especializam na luta contra outros adversários da Igreja, como o espiritismo ou o protestantismo.
Exercer influencia nos mais variados meios católicos ou não católicos, a fim de alertar os espíritos contra os males do protestantismo, por exemplo, é certamente legitimo, e necessário a uma ação antiprotestante inteligente e eficaz. análogo procedimento terão os católicos que se entreguem ao apostolado da Contra-Revolução.
Os possíveis excessos desse apostolado -- que os pode ter como outro qualquer -- não invalidam o principio que estabelecemos. Pois "abusus non tollit usum".