Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Plinio Corrêa de Oliveira Revolução e Contra-Revolução IntraText CT - Texto |
1. A IV Revolução prevista pelos autores da III Revolução
Como é bem sabido, nem Marx, nem a generalidade de seus mais notórios sequazes, tanto "ortodoxos", como "heterodoxos", viram na ditadura do proletariado a etapa terminal do processo revolucionário. Esta não é, segundo eles, senão o aspecto mais quintessenciado e dinâmico da Revolução universal. E, na mitologia evolucionista inerente ao pensamento de Marx e de seus seguidores, assim como a evolução se desenvolverá ao infinito no suceder dos séculos, assim também a Revolução não terá termo. Da “I Revolução” já nasceram duas outras. A terceira, por sua vez, gerará mais uma. E daí por diante...
É impossível prever, dentro da perspectiva marxista, como seria uma Revolução nº XX ou nº L. Não é impossível, entretanto, prever como será a “IV Revolução”. Essa previsão, os próprios marxistas já a fizeram.
Ela deverá ser a derrocada da ditadura do proletariado em conseqüência de uma nova crise, por força da qual o Estado hipertrofiado será vítima de sua própria hipertrofia. E desaparecerá, dando origem a um estado de coisas cientificista e cooperativista, no qual -- dizem os comunistas -- o homem terá alcançado um grau de liberdade, de igualdade e de fraternidade até aqui insuspeitável.