Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Ioannes Paulus PP. II
Ecclesia in America

IntraText CT - Texto

Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

Os desafios para a família cristã

46. « Deus Criador, formando o primeiro homem e a primeira mulher, e ordenando-lhessede fecundos e multiplicai-vos” (Gn 1, 28), constituiu definitivamente a família. Neste santuário nasce a vida e é acolhida como um dom de Deus. A Palavra divina, lida assiduamente na família, edifica-a aos poucos como igreja doméstica e fá-la fecunda em humanidade e virtudes cristãs; ali se encontra a fonte das vocações. A devoção mariana, alimentada pela oração, conservará unida a família em atitude de oração com Maria, como os discípulos de Jesus antes de Pentecostes (cf. At 1, 14) ». (174) São muitas as insídias que ameaçam a solidez da instituição familiar na maior parte dos Países da América, e constituem iguais desafios para os cristãos. Entre outros, deve-se mencionar o aumento dos divórcios, a difusão do aborto, do infanticídio e da mentalidade antinatalista. Diante desta situação é preciso reafirmar « que o fundamento da vida humana é a relação conjugal entre o marido e a mulher, relação que entre os cristãos é sacramental ». (175)

É urgente, portanto, uma ampla obra de catequese acerca do ideal cristão da comunhão conjugal e da vida familiar, que inclua uma espiritualidade da paternidade e da maternidade. Maior atenção pastoral vai dirigida ao papel dos homens como maridos e como pais, bem como a responsabilidade que compartilham com as esposas respeito ao matrimônio, à família e à educação dos filhos. Tampouco se omita uma séria preparação dos jovens antes do casamento, na qual seja apresentada com clareza a doutrina católica sobre este sacramento, a nível teológico, antropológico e espiritual. Num Continente caracterizado por um notável crescimento demográfico, como é a América, devem-se aumentar continuamente as iniciativas pastorais dirigidas às famílias.

Por ser verdadeiramente « igreja doméstica », (176) a família cristã é chamada a constituir o âmbito em que os pais transmitem a , devendo ser « para seus filhos, com a palavra e com o exemplo, os primeiros anunciadores da ». (177) Não falte na família a prática da oração realizada pelos conjuges, em união com os filhos. Devem ser favorecidos, a este respeito, momentos em comum de vida espiritual: a participação à Eucaristia nos dias de preceito, a prática do sacramento da Reconciliação, a oração quotidiana em família e gestos concretos de caridade. Assim será consolidada a fidelidade no matrimônio e a unidade da família. Num ambiente familiar com estas características, não será difícil que os filhos saibam descobrir sua vocação ao serviço da comunidade e da Igreja e que aprendam, especialmente à luz do exemplo dos seus pais, que a vida familiar é um caminho para realizar a vocação universal à santidade. (178)




174) Propositio 12.



175) Ibid.



176) Conc. Ecum. Vat. II, Const. dogm. sobre a Igreja Lumen gentium, 11.



177) Ibid.



178) Cf. Propositio 12.






Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License