Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Ioannes Paulus PP. II
Pastores Dabo Vobis

IntraText CT - Texto

Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

Uma vocação "específica" à santidade

19. "O Espírito do Senhor está sobre mim" (Lc 4, 18). O Espírito não está simplesmente "sobre" o Messias, mas "enche-o", penetra-o, atinge-o no seu ser e operar. De facto, o Espírito é o princípio da consagração e da missão do Messias: "por isso me consagrou, e me enviou a anunciar a Boa Nova aos pobres" (Lc 4, 18). Em virtude do Espírito, Jesus pertence total e exclusivamente a Deus, participa da infinita santidade de Deus que O chama, elege e envia. Assim o Espírito do Senhor se revela fonte de santidade e apelo à santificação.

Este mesmo "Espírito do Senhor" está "sobre" a totalidade do Povo de Deus, que é constituído como povo "consagrado" a Deus e por Deus "enviado" para o anúncio do Evangelho que salva. Os membros do Povo de Deus estão "inebriados" e "assinalados" pelo Espírito (cf. 1 Cor 12, 13; 2 Cor 1, 21-22; Ef 1, 13; 4, 3), e chamados à santidade.

Em particular, o Espírito revela-nos e nos comunica a vocação fundamental que o Pai desde a eternidade dirige a todos: a vocação a ser "santos e imaculados na sua presença na caridade", em virtude da predestinação para "sermos seus filhos adoptivos por obra de Jesus Cristo" (Ef 1, 4-5). Mais. Revelando e comunicando-nos esta vocação, o Espírito se torna em nós princípio e garantia da sua própria realização; Ele, o Espírito do Filho (cf. Gal 4, 6), conforma-nos a Jesus Cristo e nos torna participantes da sua vida filial, ou seja, do seu amor ao Pai e aos irmãos. "Se vivemos do Espírito, caminhemos segundo o Espírito" (Gal 5, 25). Com estas palavras, o apóstolo Paulo recorda-nos que a existência cristã é "vida espiritual", quer dizer, vida animada e guiada pelo Espírito em ordem à santidade e à perfeição da caridade.

A afirmação do Concílio: "Todos os fiéis de qualquer estado ou condição são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade" [40] encontra particular aplicação no caso dos presbíteros: estes são chamados não só enquanto baptizados, mas também e especificamente enquanto presbíteros, ou seja, por um título novo e de um modo original, derivado do sacramento da Ordem.




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License