Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Congregação para o Clero
Diretório Geral para Catequese

IntraText CT - Texto

  • III PARTE A PEDAGOGIA DA FÉ
    • II CAPÍTULO Elementos de metodologia
        • A atividade e criatividade dos catequizados
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

A atividade e criatividade dos catequizados

(76)

157. A participação ativa daqueles que são catequizados, no seu próprio processo formativo, é plenamente conforme, não apenas à genuína comunicação humana, mas especificamente à economia da revelação e da salvação. De fato, no estado ordinário da vida cristã, os crentes são chamados a responder ativamente ao dom de Deus, individualmente e em grupo, através da oração, da participação nos sacramentos e nas demais ações litúrgicas, no empenho eclesial e social, no exercício da caridade, da promoção dos grandes valores humanos, tais como a liberdade, a justiça, a paz e a salvaguarda da criação.

Na catequese, portanto, os destinatários da catequese assumem o empenho de exercitar-se na atividade da , da esperança e da caridade, de adquirir a capacidade e retidão de julgamento, de reforçar a decisão pessoal de conversão e de prática cristã da vida.

Os próprios destinatários da catequese, sobretudo quando se trata de adultos, podem contribuir eficazmente para o desenvolvimento da catequese, indicando as vias mais eficazes de compreensão e expressão da mensagem, tais como: « o aprender fazendo », o emprego da pesquisa e do diálogo, o intercâmbio e o confronto de pontos de vista.




76) DCG (1971) 75.






Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License