Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Congregação para o Clero
Diretório Geral para Catequese

IntraText CT - Texto

  • IV PARTE OS DESTINATÁRIOS DA CATEQUESE
    • IV CAPÍTULO Catequese no contexto sócio-religioso
        • A catequese em relação aos « novos movimentos religiosos »
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

A catequese em relação aos « novos movimentos religiosos »

(165)

201. No clima de relativismo religioso e cultural, e às vezes também em virtude de uma não reta conduta dos cristãos, proliferam atualmente « novos movimentos religiosos », também denominados de seitas ou cultos, com abundância de nomes e de tendências, difíceis de ordenar no âmbito de um quadro orgânico e preciso. Por quanto nos seja possível entender, podem distinguir-se movimentos de matriz cristã, outros que derivam de religiões orientais e outros ainda que se baseiam em tradições esotéricas. Despertam preocupações pelas doutrinas e práticas de vida que freqüentemente se distanciam dos conteúdos da cristã. Continua a ser necessário, portanto, promover em favor dos cristãos cuja está exposta ao risco « o empenho em favor de uma evangelização e de uma catequese integrais e sistemáticas, que devem ser acompanhadas de um testemunho capaz detraduzir tais ensinamentos em vivência ». (166) Trata-se, de fato, de superar a grave insídia da ignorância e do preconceito, ajudar os fiéis a encontrarem corretamente a Escritura, suscitando entre eles vivas experiências de oração, defendendo-os dos semeadores de erros, educando-os à responsabilidade pela recebida, fazendo-se presente com a força do amor evangélico, quando existem perigosas situações de solidão, de pobreza e de sofrimento. Pelo anseio religioso que tais movimentos podem exprimir, eles merecem ser considerados como um « areópago a ser evangelizado », no qual os problemas mais sentidos podem encontrar resposta. « A Igreja tem em Cristo, que se proclamou « o Caminho, a Verdade e a Vida » (Jo 14,6), um imenso patrimônio espiritual a oferecer à humanidade ». (167)




165) Secretariado para a União dos CristãosSecretariado para os não CristãosSecretariado para os não CrentesConselho Pontifício para a Cultura, Relatório O fenômeno das seitas ou novos movimentos religiosos: desafio pastoral: « L'Osservatore Romano », 7 de maio de 1986.



166) « O fenômeno das seitas ou novos movimentos religiosos: desafio pastoral », cit., n. 5.4.



167) RM 38.






Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License