Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Congregação para o Clero
Diretório Geral para Catequese

IntraText CT - Texto

  • QUINTA PARTE A CATEQUESE NA IGREJA PARTICULAR
        • Sentido e finalidade desta parte
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

Sentido e finalidade desta parte

215. De tudo o que foi exposto nas partes precedentes, em relação à natureza da catequese, ao seu conteúdo, à sua pedagogia e aos seus destinatários, emerge a pastoral catequética que, de fato, se realiza na Igreja particular.

Esta Quinta Parte expõe os seus elementos mais importantes.

216. No primeiro capítulo se reflete sobre o ministério catequético e os seus agentes. A catequese é uma responsabilidade comum, mas diferenciada. Os Bispos, os presbíteros, os diáconos, os religiosos e os fiéis leigos atuam nela, de acordo com as suas respectivas responsabilidades e carismas.

A formação dos catequistas, analisada no Segundo Capítulo, é um elemento decisivo na ação catequizadora. Se é importante dotar a catequese de válidos instrumentos, mais importante ainda é prepararcatequistas idôneos. No Terceiro Capítulo se estudam os lugares onde, de fato, se realiza a catequese.

No Quarto Capítulo, se estudam os aspectos mais diretamente organizacionais da catequese: os organismos responsáveis, a coordenação da catequese e algumas tarefas próprias do serviço catequético.

A indicação e as sugestões oferecidas nesta Parte, não podem deixar de encontrar imediata e contemporânea aplicação na Igreja em todas as partes. Para aquelas nações ou regiões, nas quais a ação catequética ainda não teve a oportunidade de alcançar um suficiente nível de desenvolvimento, estas orientações e sugestões assinalam somente uma série de metas a serem alcançadas gradativamente.




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License