Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Congregação para o Clero
Diretório Geral para Catequese

IntraText CT - Texto

  • QUINTA PARTE A CATEQUESE NA IGREJA PARTICULAR
    • I CAPÍTULO O ministério da catequese na Igreja particular e os seus agentes
        • Os genitores, primeiros educadores dos próprios filhos à fé
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

Os genitores, primeiros educadores dos próprios filhos à

 (224)

226. O testemunho de vida cristã, oferecido pelos genitores, no seio da família, chega até as crianças envolvido em ternura e respeito materno e paterno. Os filhos se dão conta, assim, e vivem alegremente a proximidade de Deus e de Jesus, manifestada pelos genitores, de tal modo que esta primeira experiência cristã deixa, freqüentemente, uma marca decisiva, que dura por toda a vida. Este despertar religioso infantil, no âmbito familiar, tem um caráter « insubstituível ». (225)

Esta primeira iniciação consolida-se quando, por ocasião de certos eventos familiares ou de festas, « se tiver o cuidado de explicitar em família, o conteúdo cristão ou religioso de tais acontecimentos ». (226) Tal iniciação se aprofunda ainda mais, se os genitores comentam e ajudam a interiorizar a catequese mais metódica, que os seus filhos maiores, recebem na comunidade cristã. De fato, « a catequese familiar precede, acompanha e enriquece todas as outras formas de catequese ». (227)

227. Os genitores recebem, no sacramento do Matrimônio, « a graça e a responsabilidade da educação cristã de seus filhos », (228) aos quais testemunham e transmitem, ao mesmo tempo, os valores humanos e religiosos. Tal ação educativa, ao mesmo tempo humana e religiosa, é um « verdadeiro ministério », (229) por meio do qual se transmite e se irradia o Evangelho, até o ponto em que a própria vida de família se torna itinerário de e escola de vida cristã. À medida que os filhos crescem, também o intercâmbio se faz recíproco e, « num diálogo catequético deste tipo, cada um recebe e alguma coisa ». (230)

Por isso, é necessário que a comunidade cristã preste uma especial atenção aos genitores. Através de contatos pessoais, encontros, cursos e também mediante uma catequese para adultos, dirigida aos genitores, se deve ajudá-los a assumir a tarefa, hoje particularmente delicada, de educar os seus filhos na . Isto se mostra ainda mais urgente nos locais onde a legislação civil não permite ou torna difícil uma livre educação na . (231) Nesses casos, a « igreja doméstica » (232) é, praticamente, o único ambiente no qual crianças e jovens podem receber uma autêntica catequese.




224) Cf. no cap. 3 desta Parte, o número dedicado à «Família como âmbito ou meio de crescimento na », onde se analisam as características da catequese familiar. Esse número reflete mais sobre os genitores como agentes da catequese; cf. CIC, cân. 774, § 2.



225) CT 68.



226) Ibid..



227) Ibid.



228) Cf. ChL 62; cf. FC 38.



229) FC 38.



230) CT 68; cf. EN 71b.



231) Cf. CT 68.



232) LG 11; cf. EC 36b.






Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License