Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Congregação para o Clero
Diretório Geral para Catequese

IntraText CT - Texto

  • II PARTE A MENSAGEM EVANGÉLICA
    • I CAPÍTULO Normas e critérios para a apresentação da mensagem evangélica na catequese
        • Uma mensagem orgânica e hierarquizada
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

Uma mensagem orgânica e hierarquizada

114. A mensagem que a catequese transmite possui um « caráter orgânico e hierarquizado », (387) constituindo uma síntese coerente e vital da fé. Ela se organiza em torno do mistério da Santíssima Trindade, numa perspectiva cristocêntrica, uma vez que é « a fonte de todos os outros mistérios da fé; é a luz que os ilumina... ». (388) A partir deste, a harmonia do conjunto a mensagem requer uma « hierarquia de verdades », (389) uma vez que é diversa a conexão de cada uma destas, com o fundamento da fé. Todavia, esta hierarquia « não significa que algumas verdades pertençam à fé menos do que outras, mas sim que algumas verdades se alicerçam sobre outras que são mais importantes e por elas são iluminadas ». (390)

115. Todos os aspectos e as dimensões da mensagem cristã participam desta dimensão orgânica e hierarquizada:

– A história da salvação, narrando as « maravilhas de Deus » (mirabilia Dei), aquilo que fez, faz e fará por nós, se organiza em torno de Jesus Cristo, « centro da história da salvação ». (391) A preparação ao Evangelho, no Antigo Testamento, a plenitude da Revelação em Jesus Cristo e o tempo da Igreja, estruturam toda a história salvífica, da qual a criação e a escatologia são o seu princípio e o seu fim.

– O Símbolo apostólico mostra como a Igreja tenha sempre querido apresentar o mistério cristão numa síntese vital. Este Símbolo é a síntese e a chave de leitura de toda a Escritura e de toda a doutrina da Igreja, que se ordena hierarquicamente em torno dele. (392)

– Os sacramentos são, também estes, um todo orgânico que, como força regeneradora, nascem do mistério pascal de Jesus Cristo, formando « um organismo no qual cada um especificamente tem o seu lugar vital ». (393) A Eucaristia ocupa, neste organismo, um posto único, para o qual os demais sacramentos são ordenados: ela se apresenta como « o sacramento dos sacramentos ». (394)

– O dúplice mandamento de amor a Deus e ao próximo é, na mensagem moral, a hierarquia dos valores que o próprio Jesus estabeleceu: « Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas » (Mt 22,40). O amor a Deus e o amor ao próximo, que resumem o decálogo, se vividos no espírito das bem-aventuranças evangélicas, constituem a Magna Carta da vida cristã que Jesus proclamou no Sermão da Montanha. (395)

– O Pai Nosso, resumindo a essência do Evangelho, sintetiza e hierarquiza as imensas riquezas de oração contidas na Sagrada Escritura e em toda a vida da Igreja. Esta oração, proposta aos discípulos pelo próprio Jesus, deixa transparecer a confiança filial e os desejos mais profundos com os quais uma pessoa pode dirigir-se a Deus. (396)




387) CT 31, que também expõe a integridade da mensagem e a sua organicidade; cf. DCG (1971) 39 e 43.



388) CaIC 234.



389) UR 11.



390) DCG (1971) 43.



391) DCG (1971) 41.



392) S. Cirilo de Jerusalém, a propósito do Símbolo, afirma: « Este símbolo da fé não foi elaborado segundo as opiniões humanas, mas da Escritura inteira recolheu-se o que existe de mais importante, para dar, na sua totalidade, a única doutrina da fé » (Catecheses illuminandorum, 5, 12: PG 33, 521). O texto é referido também no CaIC 186.



393) CaIC 1211.



394) CaIC 1211.



395) S. Agostinho apresenta o Sermão da Montanha como « a carta perfeita da vida cristã... que contém todos os preceitos apropriados para guiá-la » (« De sermone Domini in monte », 1,1; CCL 35,1); cf. EN 8.



396) O Pai Nosso é, na verdade, « o resumo de todo o Evangelho » (Tertulliano, De oratione, 1, 6: CSEL 20, 181). « Percorrei todas as orações nas Escrituras, e não creio que se possa encontrar alguma coisa que não esteja incluída na oração do Senhor » (S. Agostinho, Epístola 130, c. 12: PL 33, 502); cf. CaIC 2761.






Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License