Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Congregação para o Clero
Diretório Geral para Catequese

IntraText CT - Texto

  • IV PARTE OS DESTINATÁRIOS DA CATEQUESE
    • I CAPÍTULO A adaptação ao destinatário. Aspectos gerais
        • A adaptação quer que o conteúdo da catequese seja como um alimento sadio e adequado
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

A adaptação quer que o conteúdo da catequese seja como um alimento sadio e adequado

(102)

169. A « adaptação da pregação da Palavra revelada deve permanecer lei de toda evangelização ». (103) Isso tem uma intrínseca motivação teológica no mistério da encarnação, corresponde a uma elementar exigência pedagógica da sadia comunicação humana, reflete a prática da Igreja ao longo dos séculos.

Tal adaptação deve ser entendida como ação tipicamente materna da Igreja, que reconhece as pessoas como « cooperadores de Deus » (1 Cor 3,9), não a serem condenadas, mas a serem cultivadas na esperança. Vai ao encontro de cada uma dessas, considera seriamente a variedade de situações e culturas, e mantém a comunhão de tantos, na única Palavra que salva. Desta maneira, o Evangelho é transmitido genuíno e saboroso, alimento sadio e, ao mesmo tempo, adequado. Toda iniciativa singular deve inspirar-se neste critério e valer-se dos recursos de criatividade e genialidade do catequista.




102) Cf. GS 44; EN 63; CT 31; CaIC 24-25.



103) GS 44. Nesta Quarta Parte, é aceito, porque utilizado pelo Magistério e por utilidade prática, o duplo termo « adaptação » e « inculturação », dando ao primeiro termo prevalentemente o sentido de atenção às pessoas, e ao segundo o sentido de atenção aos contextos culturais.






Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License