| Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
| Plinio Corrêa de Oliveira Baldeação ideológica inadvertida e Diál. IntraText CT - Texto |
|
|
|
|
3. "Diálogo": sentidos talismânicos
A. Pontos de impressionabilidade e de apatia, no espírito mundano: quadro psicológico em que atuará a palavra-talismã
Caracterizado o mundanismo irenístico como atrás o fizemos, é fácil ver os pontos de impressionabilidade e de apatia que existem em um irenista, ainda mesmo quando apenas em germe, e que tão útil o tornam para a baldeação ideológica inadvertida:
* 1° ponto de impressionabilidade: as contendas, as rixas, as guerras são de si um grave mal, que é preciso a todo custo eliminar, com tendências a inaugurar a era da boa vontade e da paz;
* 2° ponto de impressionabilidade: para isto, é mister a todo preço fazer cessar as controvérsias, substituindo-as pelo diálogo irenista;
* 1° ponto de apatia: essa paz a todo custo é obtenível? para a implantar, não serão necessários meios drásticos, que representem um mal ainda maior?
* 2° ponto de apatia: a abolição das controvérsias não cria o caos ideológico e moral? não representa a vitória do relativismo? não multiplica, pois, os fatores de discórdia e de guerra? não desorganiza a opinião pública? não tende a desfigurar o caráter militante da Santa Igreja? etc.
Às perguntas que constituem os pontos de apatia, o espírito picado pela mosca do irenismo tende a nem responder. Simplista, açodado e irritadiço como o é todo espírito utópico, o irenista não é capaz, por assim dizer, de desviar sua atenção dos pontos de impressionabilidade, e se irrita com quem o queira obrigar a detê-la nos pontos de apatia.
Com isto, torna-se propenso a aceitar todas as seqüelas do irenismo, ainda mesmo aquelas que mais repudiaria - o modernismo, o comunismo - antes de se formarem em seu espírito aqueles pontos de impressionabilidade.
Para não nos atermos senão às controvérsias e ao diálogo irênico, a solução verdadeira do problema que preocupa o nosso irenista consistiria em reconhecer a impossibilidade de uma concórdia ideológica absoluta e eterna entre os homens, e a necessidade de assentar o bom convívio sobre bases realizáveis. Para isto, entre outras coisas cuidaria ele de evitar um e outro excesso, isto é, tanto a omissão da discussão-diálogo nos casos indicados, quanto a omissão da discussão pura e simples ou da polêmica quando oportunas, e se empenharia em reprimir essas modalidades de discussão quando a qualquer título fossem censuráveis. Mas, sob a ação dos pontos de impressionabilidade, e sem reação nos pontos de apatia, o irenista, já sôfrego mesmo quando apenas em germe, está pronto para se entregar a toda sorte de pensamentos, sensações e ações unilaterais, só aderindo às soluções que lhe lisonjeiam os pontos de impressionabilidade.
Começa assim a produzir seus efeitos sobre ele a palavra-talismã.
|
Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License |