Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Pontifícia Obra para as Vocações Eclesiásticas
Novas vocações para nova Europa

IntraText CT - Texto

  • SEGUNDA PARTE TEOLOGIA DA VOCAÇÃO « Há diversidades de dons, mas um só Espírito ... » (1 Cor 12,4)
    • O ministério ordenado e as vocações na reciprocidade da comunhão
      • a
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

a) O ministério ordenado

Dentro dessa sensibilidade geral, parece que hoje se deva dar uma atenção especial ao ministério ordenado, que representa a primeira modalidade específica de anúncio do evangelho. Ele representa « a garantia permanente da presença sacramental de Cristo Redentor nos diversos tempos e lugares », (48) e exprime justamente a dependência direta da Igreja de Cristo, que continua a enviar o seu Espírito para que essa não fique fechada em si mesma, no seu cenáculo, mas caminhe pelas estradas do mundo para anunciar a boa notícia.

Essa modalidade vocacional pode ser expressa segundo três graus: episcopal (a que está ligada a garantia da sucessão apostólica), presbiteral (que é a « representação sacramental de Cristo como pastor » (49) e diaconal (sinal sacramental de Cristo servo. (50) Aos Bispos é confiado o ministério do chamado em relação àqueles que aspiram às Ordens sagradas, para se tornarem seus cooperadores na tarefa apostólica.

O ministério ordenado faz com que, sobretudo através da celebração da Eucaristia, a Igreja seja « culmen et fons » (51) da vida cristã e da comunidade chamada a fazer memória do Ressuscitado. Todas as outras vocações nascem na Igreja e fazem parte da sua vida. Portanto, o ministério ordenado tem um serviço de comunhão na comunidade e, em força dele, tem o imprescindível dever de promover todas as vocações.

Daqui, a tradução pastoral: o ministério ordenado para todas as vocações, e todas as vocações para o ministério ordenado, na reciprocidade da comunhão. Por isso, o bispo, com o seu presbitério, é chamado a discernir e a cultivar todos os dons do Espírito. Mas, em particular, o cuidado com o seminário deve se tornar preocupação de toda a Igreja diocesana, para garantir a formação dos futuros presbíteros e a constituição de comunidades eucarísticas como plena expressão da experiência cristã.




48) João Paulo II, Christifidelis laici, 55



49) 3 João Paulo II, Pastores dabo vobis, 15.



50) Na pastoral específica das vocações seja dado um lugar à vocação ao diaconato permanente. Os diáconos permanentes já são uma presença preciosa em diversas paróquias, e seria redutivo se eles não fossem incluídos como novas vocações da nova Europa » (Proposições, 18)



51) 3 Sacrosanctum Concilium, 10.






Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License