Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Plinio Corrêa de Oliveira
Em defesa da Ação Católica

IntraText CT - Texto

  • QUARTA PARTE   Atitudes da Ação Católica na expansão da doutrina da Igreja
    • CAPÍTULO I   Como apresentar a Doutrina Católica
      • E por isto excluem o emprego de recursos de importância relevante
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

E por isto excluem o emprego de recursos de importância relevante

 

Ora, quando a vontade por esta maneira se aferra ao próprio erro, é muito freqüente verificar-se que só uma descrição objetiva e apostolicamente franca da fealdade de seus atos pode chegar a produzir o efeito desejado. Neste sentido, os exemplos são inúmeros na Sagrada Escritura, e as objurgatórias dos Profetas contra os pecados de Babilônia, de Ninive e do próprio povo de Deus, longe de procurarem "um terreno comum" constituem uma terrível separação de campos, em que, à claridade deslumbrante da verdadeira moral, se contrapõe, em contraste cruel, toda a abjeção do paganismo ou todo o negrume da ingratidão dos filhos de Deus.

Seria um grave erro pretender que o Novo Testamento suprimiu estas manifestações cruas da verdade. Aos que lhe vieram pedir o caminho da virtude, não respondeu São João Batista procurando criar o famosoterreno comum”. Pelo contrário, lhes disse: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? O machadoestá perto da raiz das árvores. Toda a árvore, pois, que não bom fruto será cortada e lançada no fogo” (S. Math. III, 7, 10).

A Herodes disse francamente São João Batista o famoso "non licet tibi", que lhe custou a vida. Era nociva esta tática? Não. O Evangelho nos diz que, pelo contrário, grande era seu prestigio junto a Herodes que o defendia contra seus inimigos: “E Herodias armava-lhe (a João) muitas ciladas e queria fazê-lo morrer; porém, não podia porque Herodes temia João, sabendo que ele era varão justo e santo; e defendia-o, e pelo seu conselho fazia muitas coisas, e ouvia-o de boa vontade" (S. Marcos, 6, 19-20). Evidentemente tanto os Profetas quanto São João Batista tomaram atitudes inspirados pelo Espírito Santo e no desejo de obter as maiores vantagens para essas almas transviadas: logo não podem ter errado.

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License