Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Plinio Corrêa de Oliveira
Em defesa da Ação Católica

IntraText CT - Texto

  • APÊNDICE   AÇÃO CATÓLICA Origem e desenvolvimento de uma definição
    • IV – FRUTOS PRECIOSOS DA DEFINIÇÃO
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

IV – FRUTOS PRECIOSOS DA DEFINIÇÃO

 

Com efeito, do terreno sólido e profundo da definição papal surgiu copiosa e escolhida literatura dogmática, para a qual o próprio Pontífice subministrou os mais perspicazes e geniais elementos básicos. Na Sagrada Escritura se descobriram belíssimos textos capazes de iluminar os vários aspectos do movimento de apostolado leigo; sua necessidade e obrigatoriedade; sua admirável excelência, suas origens traçadas no Evangelho, nas Epístolas dos Apóstolos e na Tradição cristã; seus objetivos e suas características; enfim uma florescência de passagens escriturísticas, que encontram na Ação Católica sua aplicação legitima e, às vezes, tão natural, que parecem escritas justamente para ela. A Teologia, por sua vez, estudando e confrontando esse movimento com os vários dogmas, trouxe à luz e fez salientar harmonias estupendas e insuspeitas.

O conceito de apostolado hierárquico abriu o caminho ao estudo comparativo da Ação Católica, enquanto relacionada com a constituição divina e a vida orgânica da Igreja: ao passo que o conceito de colaboração serviu de guia para relembrar a grande lei da solidariedade cristã, a qual importa comunhão de interesses e reciprocidade de ação, para o bem de todos e de cada um em particular.

Daí se passou para a doutrina do Corpo Místico, ensinada por S. Paulo, e às verdades conexas de comum incorporação em Cristo, da vida sobrenatural em Cristo, da conseqüente obrigação de cooperar para o advento do Reino de Cristo. Nos dois sacramentos do Batismo, que realiza a incorporação e da Confirmação, que expressamente impõe a colaboração, subministrando juntamente com o título as indispensáveis energias, se viram não somente as fontes daquele sacerdócio régio, para cuja participação são chamados todos os leigos, mas também as características do seu apostolado.

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License