Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais
Communio et progressio

IntraText CT - Texto

  • SEGUNDA PARTE OS MEIOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FACTORES DO PROGRESSO HUMANO
    • CAPíITULO PRIMEIRO ACÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE HUMANA
      • 3. EDUCAÇÃO, CULTURA E TEMPO LIVRE
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

3. EDUCAÇÃO, CULTURA E TEMPO LIVRE



48. Os meios de comunicação social têm um papel cada vez mais importante no vasto domínio da educação. Em muitos países, os meios audiovisuais, as "video-cassettes", a rádio e a televisão, tornaram-se instrumentos de ensino, possibilitando uma maior divulgação do trabalho dos especialistas. Noutras partes, estes meios são utilizados como complemento dos métodos habituais de ensino, dando aos adultos a possibilidade de actualizar a sua instrução. Nas regiões com poucas possibilidades de escolarização, oferecem vantagens sobre diversos aspectos: educação religiosa, formação de base, luta contra o analfabetismo, ensino de técnicas agrícolas, medicina, higiene e métodos de desenvolvimento comunitário. Na medida do possível, tal trabalho deveria promover a criatividade e apresentar-se como verdadeiro diálogo. Deste modo, o aluno não se limitaria a amontoar conhecimentos, mas aprenderia a exprimir-se, utilizando estes mesmos meios.

49. Acresce ainda que os meios de comunicação social, sendo, já em si mesmos, elemento e manifestação da cultura moderna, põem além disso à disposição de grande parte da sociedade (e, brevemente, talvez da sociedade inteira) as grandes obras artísticas e culturais da humanidade. Enriquecimento este que pertence tanto ao autêntico progresso da sociedade humana, como à abolição das desigualdades económico-sociais.

50. Uma vez que estes meios contribuem grandemente para o enriquecimento da cultura contemporânea, os informadores devem ter presente que todos os homens têm direito a esta cultura. Portanto, não hesitem em usar os chamados "Mass Media" para que possam atingir público mais numeroso. Tais meios permitem ainda responder às necessidades e interesses dos diferentes campos da cultura, na medida em que apresentam, de modo competente e interessante, o fruto das diversas artes liberais. Qualquer homem poderá assim fàcilmente, usando estes meios, enriquecer a sua cultura, contanto que mantenha sempre uma atitude crítica, e frequente confronto de pontos de vista com outras pessoas.

51. Exemplo da potencialidade cultural oferecida por estes meios é o serviço prestado ao folclore tradicional de povos, em que contos, teatro, canções e danças, exprimem ainda antiga e valiosa herança cultural. Em virtude dos seus recursos técnicos, os meios de comunicação podem difundir estes genuínos valores humanos, permitindo a sua visão ou audição repetida, e fazendo-os presentes, mesmo nos lugares onde tais tradições já desapareceram. Deste modo, contribuem para vincar em cada nação o sentido da própria identidade cultural e possibilitam que também outras regiões ou culturas os possam apreciar.

52. Não se pode esquecer que o primeiro objectivo de muitas obras primas - em música, teatro ou literatura - foi divertir ou entreter o público; tais diversões, portanto, muito podem contribuir para a cultura. (10) Ora, nos tempos de hoje, graças aos meios de comunicação, as melhores manifestações artísticas estão à disposição, para descanso e prazer, de um número crescente de pessoas que deles têm necessidade no meio de sociedade tão complicada. É importante tal descanso, enquanto liberta o homem do peso das preocupações quotidianas e ocupa, de modo útil, o tempo livre. Presta portanto grande serviço aos nossos contemporâneos a variedade de iniciativas que contribuem para a ocupação dos tempos livres. Deverão, contudo, os leitores ou espectadores saber-se regular, de modo que não se deixem absorver pela beleza ou curiosidade e venham a descuidar os seus deveres principais ou perder tempo.

53. Os meios de comunicação são uma novidade para a humanidade de hoje, uma vez que se dirigem simultâneamente a um número incontável de pessoas. Podem, sem dúvida, enriquecer a humanidade, mas também a podem empobrecer, quando se adaptam às exigências menos sérias e dignas dos ouvintes ou leitores. Quando o homem lhes dedica demasiado tempo, fàcilmente fica impedido de ocupar as suas capacidades em objectivos mais exigentes. Finalmente, a apresentação contínua de obras fáceis e leves corre o risco de diminuir o gosto e a exigência dos que já adquiriram um nível superior de cultura. Contudo, podem-se evitar estes perigos se os "comunicadores", a um são cuidado de promover a cultura, unirem competência pedagógica. Pois é um facto, que os meios de comunicação têm todos os recursos para produzir obras do mais alto nível artístico, e estas não são necessàriamente as mais difíceis de seguir, ou as menos acessíveis à maioria do público.






10) Cf. Miranda Prorsus, A.A.S., XXV (1957), pg. 765.





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License