Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Pio XII
Miranda prorsus

IntraText CT - Texto

Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

Obra da Igreja - Organisnos nacionais

Diante de tão grandes possibilidades e tão graves perigos das técnicas audivisivas deseja a Igreja desempenhar plenamente a sua missão, que não é directamente de ordem cultural, mas pastoral e religiosa. 33

Foi para corresponder a esta missão que Pio XI, de veneranda memória, recomendou aos Bispos que istituíssem em todas as nações um "organismo permanente e nacional de revisão que pudesse promover as boas películas, classificar as outra, e conseguir que este juízo chegasse aos sacerdotes e aos fiéis", e dirigir ao mesmo tempo todas as actividades dos católicos no campo do cinema. 34

Além disso, em vários países criaram os Bispos com muito acerto Organismos análogos, para a coordenação das actividades dos católicos nos campos da rádio e da televisão.

Tendo Nós considerado detidamente as perspectivas apostólicas de tais técnicas, e também a necessidade de defender a moralidade do povo cristão, muitas vezes ameaçado infelizmente pelo espectáculo currutor, desejamos que em todos os países, onde tais organismos ainda não existem, se criem sem demora e sejam confiados a pessoas competentes, sob a direcção dum sacerdote escolhido pelos Bispos.

Recomendamos também que em cada nação as respectivas Entidades para o cinema, a rádio e a televisão - quando não dependem dum Organismo único - colaborem umas com as outras; e que os fiéis, e sobretudo os membros das Associações Católicas, sejam devidamente esclarecidos sobre a necessidade de garantirem com o apoio comum o eficaz funcionamento delas.

E como muitos problemas, que devem defrontar-se, não poderão encontrar solução adequada em cada país, utilíssimo sera que os Organismos nacionais adiram às organizações internacionais competentes, aprovadas pela Santa .

Não duvidamos que os novos sacrifícios que a aplicação destas Nossas disposições vos irão pedir, serão recompensadas com frutos copiosos contanto que se observem as recomendações que desejamos ainda dar separadamente para o cinema, para a rádio e para a televisão.






33 Cfr. Sermo ad moderatores docentes, et cultores Consociationis ex omnibus Nationibus Institutorem Archaeologiae, Historiae, et Artis Historiae, d. 9 Martii a. 1956, habitus: A. A. S., vol. XLVIII, 1956, pag. 212.


34 Ep. Enc. Vigiilanti cura, d. 29 Iunii, a. 1936: A. A. S., vol. XXVIII, 1936, pag. 261.





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2007. Content in this page is licensed under a Creative Commons License