Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1202 - 1300 (1867 - 1868)
    • 1277 - ao Sr. de Varax
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

1277 - ao Sr. de Varax

Sobre diversos pontos da vida comunitária. Oração a Maria após a missa. Evitar a estafa. Um “guarda nacional móvel”. O Sr. Le Prevost sente o peso dos anos. Falecimento de uma benfeitora, Sra. de Coulaincourt.

 

Vaugirard, 28 de fevereiro de 1868

 

Caríssimo amigo e filho em N.S.,

 

O Sr. Paillé, esquecido com muito pesar, me entregou somente ontem sua carta do dia 18 deste mês.

 

Mando-lhe em anexo o anuário ou compêndio dos costumes para março. Indica, em substância, nossos usos que são observados tão bem quanto as exigências das obras podem permitir.

 

A pequena oração que se faz (a Ave Maria) após a missa se refere  ao pensamento que foi particularmente ligado à capela em sua consagração. Daí, a diversidade das invocações que se fazem com a Ave Maria. Não me lembro que tenha sido colocada uma intenção particular. Seria possível, em todo o caso, colocar tal intenção que se quereria, ou única, ou acrescentada.

 

Faça da melhor forma possível, com o Sr. Caille, relativamente às contas financeiras para o último exercício, e prepare tanta regularidade quanto puder para o próximo ano.

 

Estranhava não ter recebido detalhe nenhum sobre a abertura de Saint-Jacques ou Notre-Dame des Victoires. Vejo que foi um pouco adiada. Agradeço-lhe por aquilo que me diz a esse respeito e bendigo a Deus que parece aceitar e amparar esse novo empreendimento. A intervenção dos RR. PP. Jesuítas me parece sempre um benefício. Acho, com você, que lhe resta, para a vigilância de conjunto da comunidade e das duas casas, uma tarefa moral e espiritual largamente traçada e que é de uma elevada importância. Peço ao Senhor para ajudá-lo por sua graça. A ausência do Sr. Caille, uma grande parte do domingo, aumenta suas funções neste dia. Faça o necessário sem se carregar desmedidamente. Suas forças são limitadas. Não me fala de sua saúde. Não me diz nada também da de sua boa mãe.

 

Recebemos com satisfação os Rohrbacher e os 2 volumes de Benoît-Joseph Labre. Agradeço-lhe por todos. Estou feliz pelo bom exame do Sr. Trousseau. Vai assim tomar definitivamente coragem, terá mais confiança e mais incentivo para os outros e se preparará com um zelo novo. Não lhe falta a idade para avançar nas ordens. Acho que dará um passo na Trindade. Se, como acredito, tenho de fazer, para este fim, um pedido a Monsenhor de Amiens, você me informará em tempo útil.

 

O Sr. Lemaire vai se encontrar incluído no número dos que deve atingir a guarda nacional móvel. Peço-lhe para tratar, com o Sr. Caille, de fazê-lo inscrever, (pois, acho que as vítimas são obrigadas a se apresentarem por si mesmas para o sacrifício). Nasceu em 28 de fevereiro de 1843 e tem como padroeiros os Santos Zozime, Joseph, Edouard.

 

Foi isento como mais velho de órfãos e, além disso, tem uma perna torta e disforme que lhe tornaria impossível o cansaço dos exercícios e das caminhadas. É em Paris que poderia passar para a revisão? Se é possível, mais vale evitar deslocamentos.

 

Não deixe, neste caso e sempre, quando lhe escrevo, de dizer a cada um de nossos irmãos algumas palavras de cortesia de minha parte, cuidando de falar com o Sr. Caille, principalmente, sobre tudo o que poderia interessá-lo. Gostaria de escrever a todos em particular, mas meu espírito, como minha pena, se torna pesado com os anos, de tanto se tornarem lentos, nas pobres pessoas velhas, o andar e todos os movimentos.

 

A esse respeito, deverá rezar pela Sra. de Caulaincourt, velha amiga e benfeitora de nossa Comunidade. Acaba de morrer santamente como viveu, na idade de 78 anos. Era viúva desde seu 23o ano e lembra assim Santa Ana que vivia no Templo e teve a alegria de saudar Jesus e Maria no dia da Apresentação. Era um coração de elite, de uma bondade e de uma caridade bem raras num grau tão alto. Amanhã será seu cortejo fúnebre, irei. Há longos anos, ela e sua excelente família me tinham admitido numa intimidade de que estava honrado e edificado.

 

Dê-me ainda, quando me escrever, alguns detalhes a mais sobre a obra de Notre-Dame des Victoires. Como se organiza para o pessoal? Não se fará cedo demais a admissão das crianças? A capela um provisório razoável?

 

Adeus, meu excelente amigo. Torno a dizer-lhe todos os meus sentimentos ternamente devotados e afeiçoados em N.S.

                                               Le Prevost

 

 

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License