Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1301 - 1400 (1868 - 1869)
    • 1327 - ao Sr. de Varax
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

1327 - ao Sr. de Varax

Pedido de esclarecimentos. Conselhos de comportamento para sua saúde: acertarregime e as atividades para limitar o cansaço. Notícias diversas. Em Roma, “se aguarda algum movimento”; aborrecimentos do exército pontifical.

 

Chaville, 17 de agosto de 1868

 

Meu caríssimo amigo e filho em  N.S.,

 

Não entendi perfeitamente, por sua carta de ontem, dia 16, em que dia precisamente espera a chegada do Sr. Leclerc. Muito preocupado, você  não esclareceu bastante os pontos, o que resultou em certa obscuridade. Há, na exposição, um certo número de terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, que voltam e se entrecruzam, de maneira a causar um pouco de confusão. Pode ser também que a chuva, que cai sem cessar desde ontem e que afogou todos os passeios dos patronatos no campo ontem, tenha  atrapalhado um pouco meu espírito. Seja como for, sinto-me mal esclarecido. Vou aguardar a volta do Sr. Faÿ, que me ajudará a entender nitidamente qual é seu desejo. Por enquanto, respondo ao resto de sua carta.

 

Para a festa de São Bernardo, acredito que pode fazer como no ano passado. Parece-me que seria bom que, sem tê-lo precisamente consultado, o Sr. Trousseau se entendesse a esse respeito com o Sr. Caille. As coisas se colocariam assim simplesmente e sem dificuldade. Podemos ter a certeza, de antemão, que o Sr. Caille verá com prazer a comunidade dar a você um sinal de afeição.

 

No que diz respeito à sua saúde, tenho plena confiança de que, após a inevitável transição que segue a ação das águas termais, você experimentará um bem sensível. Acharei sábio tudo o que julgar bom determinar para o descanso que lhe prescreveu o doutor de Allevard. Não tenho uma confiança bastante ilimitada nos julgamentos dos médicos e nas inspirações que os fazem falar para lhe impor esse repouso muito prolongado. Confio no que você pensar e aprovarei a decisão que você tomar. Em todo o caso, deveria, ao menos, acertar seu regime e suas ocupações, de maneira a se reservar um sono franco e a medir, seja sua atividade, seja sobretudo sua palavra, para evitar todo cansaço.

 

Parece-me que, para a Sra. Cottu, poderia lhe escrever que sua estação de águas se prolongou sensivelmente e que não pôde, na volta, parar em Paris, que, em conseqüência, lhe pergunta se lhe conviria que alguém dos nossos, com uma palavra sua, viesse receber a subscrição prometida, ou se lhe agrada melhor aguardar que uma ocasião mais ou menos longínqua o faça voltar a Paris, permitindo-lhe ir pedi-la pessoalmente. Dessa forma, seria ao menos impedida a prescrição, se é verdade, todavia, que não tenha problema em solicitar firmemente essa esmola, dada pouco graciosamente. A originalidade dessa senhora, boa, aliás, justifica talvez suas maneiras um pouco singulares.

 

Tem perfeitamente razão para os atrasos do Sr. Henry [Piquet], sofro com isso como você. Lerei para ele a pequena reprimenda de sua carta.

 

Não sei o que pensar do passeio ao mar. Verá o que o momento lhe inspirar; na hora em que escrevo, inclinaria um pouco para a negativa.

 

Tudo aqui vai como de costume. Os irmãos de Roma estão de , não vigorosos, porém. O tempo melhora por aqui, talvez seja a mesma coisa por lá. Parece que, lá, a gente aguarda sempre algum alvoroço. Há também inquietação sobre um ponto grave: espingardas modernas encomendadas para o exército pontifical não chegam, embora a época de sua entrega pela Inglaterra esteja muito ultrapassada. Grita-setraição”, e as aparências indicam que seja assim. Os católicos são facilmente enganados. Nunca se engana a Deus, felizmente. Esperemos, portanto, nele.

 

Ainda não fiz minha pequena viagem a Troyes, para ver o R.P. Cotel409 a respeito de nossa regra. Aguardo um dia de bom tempo.

 

Adeus, meu caríssimo amigo e filho. Acompanharemos de coração sua adoração. É uma amável ocasião para se reunir aos pés do bem-amado Senhor. Continuem todos a pedir-lhe por nossa pequena família, para que a abençoe, a encha com seu espírito e a aumente segundo as vistas de sua divina sabedoria.

 

Seu todo afeiçoado amigo e Pai em N.S.

 

                                               Le Prevost

 

P.S. Deliberação feita, parece claro que está aguardando o ajudante que devemos lhe mandar na segunda ou terça-feira, após sua distribuição que se realiza no dia 30. Se estamos errados, corrija nosso erro, por favor

 





409 O Sr. LP. irá a Troyes no fim do mês (cf. infra, carta 1331 do dia 28 de agosto), para consultar esse jesuíta, perito em direito dos religiosos, que participara na elaboração de muitas Constituições, autor e um Catéchisme des voeux muito espalhado nas Congregações religiosas. Em dezembro de 1868, o Pe. Lantiez irá levar o manuscrito revisado e, no dia 12 de fevereiro de 1869, o trabalho será terminado





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License