Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1601 - 1700 (1870 - 1872)
    • 1682 - à Sra. Marquesa de Houdetot
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

1682 - à Sra. Marquesa de Houdetot

Casamento de seu filho. Retorno a Saint Laurent. Desejo do Céu. Desinteresse.

 

   Chaville, 26 de setembro de 1871

 

Senhora Marquesa,

 

Vi com prazer, pela carta que me fez a honra de escrever no dia 17 deste mês, que o grande e interessante assunto que a ocupa neste momento estava sempre em exame e parecia o objeto de uma séria atenção da parte da família que projeta unir-se à sua. Se não me engano, tudo lhe agrada, e a hesitação, no caso de haver, poderia vir somente do fato de que seu caro filho, ainda bem novo, teria o ar mais reservado e menos confiante em si do que acontece com a maioria dos jovens de hoje. A meu ver, é um mérito e não uma imperfeição. Seu caro filho está, acho, com a atitude certa e conveniente. Seria ele menos correto e menos amável se fosse diferente. A flor precede o fruto e o faz pressentir. De resto, isso aqui é simples conjectura de minha parte. Como não vejo nenhuma razão para hesitar, imagino umas. Pode ser, aliás, simples prudência e para tornar a decisão tão bem esclarecida quanto é possível.

 

O Sr. Cochin me falou do assunto. Pude lhe dizer tudo o que pensava, e a Senhora adivinha em que termos devo ter falado. Compreendo bem a alegria que sentiu, assim como a Senhora dHurbal e seu caro filho também, ao entrarem novamente em Saint Laurent. Após uma longa ausência, há tantas lembranças, tantas impressões profundas ligadas à morada compartilhada durante muito tempo com seres amados e dos quais alguns, de costume, já estão longe ou, então, nos aguardam num mundo melhor. Oh! nessa última morada do reino celeste, não haverá mais o pesar da saída nem a alegria da volta, pois a estada ali será permanente, nada mais podendo nunca ser desejado. São Pedro pressentia essa alegria sem fim nem mudança quando dizia a Nosso Senhor no Thabor: “É bom estarmos aqui, façamos, por favor, três tendas.” Espero bem, cara Senhora, que, um dia, encontre ali três tendas também: uma para sua excelente mãe, uma para a Senhora e a outra para seu filho, bem perto, nem precisa falar, da tenda onde já repousa na paz seu bem-amado marido.

 

Peço-lhe, Senhora, para não se preocupar com dinheiro no que me toca, num momento em que seus próprios negócios o tornam muito necessário em vista do grande projeto. Seus dons chegarão a tempo mais tarde e me serão mais preciosos se foram sem nenhum prejuízo de necessidades mais urgentes.

 

Ficarei sabendo com prazer que tudo está a seu gosto em sua paróquia e que o espírito de suas populações não está estragado demais pelos sopros ruins de nosso tempo. Oh! como se teria pressa de respirar um ar mais amplo e mais puroPossa o Senhor devolver a serenidade a nosso Céu!

Queira aceitar, Senhora Marquesa, e partilhar com as queridas pessoas que a cercam, todos os meus sentimentos de respeito e de bem profundo devotamento em N.S.

 

Seu humilde servo e amigo

                                               Le Prevost

 

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License