Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1701 - 1806 (1872 - 1874)
    • 1708 - ao Sr. de Varax
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

1708 - ao Sr. de Varax

Tentativa de organização para liberar o Sr. Maignen da direção do Círculo Montparnasse e lhe permitir assumir a dos círculos de Paris.

 

Chaville, quinta-feira 2 de maio de 1872

 

Meu caro amigo e filho em N.S.,

 

Somente ontem pude reter alguns momentos o Sr. Lécrivain para discutir com ele questões dos Círculos. Recusa-se formalmente a tomar, como Diretor-chefe, a direção do de Montparnasse. Alega: 1o a insuficiência de tempo e seu estado habitual de cansaço após seus trabalhos do dia; 2o uma incapacidade comprovada, irremediável nele, para presidir alguma assembléia, dar avisos, seja a alguns jovens reunidos; enfim, imprimir um impulso qualquer aos que o cercam; seu pensamento está, nesse ponto, firmemente fixado, será impossível fazê-lo voltar atrás.

 

Consentiria, embora de mau grado, em deixar Nazareth para o Círculo, com a condição de ter apenas uma situação de segundo plano.

 

Propus que o Sr. Maignen continuasse Diretor titular. O Sr. Lécrivain tem a convicção de que esse meio seria insuficiente. A seu ver, o Círculosofre com a preocupação e os cuidados multiplicados que toma em outros lugares o Sr. Maignen. Sua cooperação no Círculo Montparnasse seria insuficiente para sustentar a vida da obra.

 

O Sr. Vrignault, de quem falei também, poderia convir sem dúvida, mas, embora prometesse sua ajuda regular e habitual, não se conseguiria dele que levasse o cargo a sério, que renunciasse a relações múltiplas que o retêm todas as noites fora e absorvem todo o tempo de que dispõe. O Sr. Lécrivain não nenhum outro partido a propor. Avisa-nos de que a vida presente do Sr. Maignen não é sustentável, que fica exausto por corridas durante o dia e passa uma parte das noites a escrever e a preparar seus trabalhos do dia seguinte ou a fazer às pressas os que omitiu na véspera. Essa existência não poderia se prolongar.

 

Julgará conveniente, talvez, meu caro amigo, conversar hoje ou amanhã cedo com o Sr. Maignen, para estar em condição de dar uma resposta aos Srs. da Comissão dos Círculos440 quando vierem, no período da tarde, a Vaugirard.  É possível que, conversando com o Sr. Maignen, encontre alguma combinação que responda às exigências da situação.

 

Seu todo afeiçoado amigo e Pai em N.S.

 

                                               Le Prevost

 

 





440 O Comitê da obra dos Círculos Católicos de Operários queria confiar ao Sr. Maignen a direção geral de todos os círculos que se fundavam então em vários bairros de Paris. Era para evitar a sobrecarga que teria causado ao Sr. Maignen que o Sr. LP. estudava diferentes combinações. Como nenhuma solução foi encontrada, O Sr. de Varax deu ao Comitê da obra uma resposta negativa.





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License