Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1 - 100 (1827 - 1843)
    • 1 -  ao Sr. Gavard
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

1 -  ao Sr. Gavard  1

Convite para encontrar um amigo

 

4 de setembro de 1827

            Meu caro Sr. Gavard,

            Quer aproveitar uma ocasião que vou lhe oferecer para ver por alguns momentos o Sr. Letellier? Venha amanhã cedo, quarta-feira, às 10 horas em ponto à minha casa.Você o encontrará com sua mulher. Você prometeu  ontem chegar à minha casa às 9 horas, para visitar a exposição dos pequenos Augustinos. Esta nova oportunidade lhe permitirá sonhar por  mais uma hora. Não lhe digo quanto prazer me fará sua visita. O Sr. Letellier quer  apoiar meu pedido,  com sua recomendação.

                        Seu todo dedicado servo

                                                                       Le Prevost

                        Eu, abaixo-assinado, certifico, sem ter lido,  que o Sr. Le Prevostdisse a verdade, e que se não vier me ver na casa dele amanhã cedo para almoçar com minha mulher, nos aborreceremos  para a vida toda. Veja, pense e decida.

                                                                       Charles

 

 





1 Charles Gavard, (+ 1856), oriundo de Angers, funcionário no Ministério das finanças, depois, joalheiro em Paris. Tornou-se amigo do Sr. LP, que, em 1827, era redator no Ministério dos Negócios Eclesiásticos. Muito instruído, de convívio agradável, é um espírito cético, dotado de uma imaginação transbordante. Graças a ele o Sr. LP travará conhecimento com Victor Pavie, então estudante de direito em Paris. Gavard sempre terá muita admiração pela Sr. LP. Em termos um pouco herméticos, escreverá a V. Pavie, numa carta do dia 15 de janeiro de 1833: “Oh! Pavie, não somos nada perto dele, não, nem mesmo o rastro de seu passo nos desertos que percorre!”. Em 1850, ao mesmo correspondente dirá o que lhe traz essa amizade: “que força nessas relações que têm como base a esperança moral”. Mas a influêcia do Sr. LP não conseguirá fazê-lo sair de um vago panteísmo.





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License