Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1 - 100 (1827 - 1843)
    • 95.1 - ao Sr. Bailly
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

95.1 - ao Sr. Bailly

Solicitado para tomar sua sucessão, o Sr. Le Prevost não pode aceitar.

 

Paris, 20 de maio de 1843

 

            Sr. e amigo,

 

            Você procurou entre nós um membro que desse prova de dedicação por nossa cara obra de São Vicente e, lembrando-se de que já passamos juntos muitos dias, tanto bons como ruins, você voltou-se para mim105.

 

            Sua confiança me tocou vivamente e, se escutasse apenas um primeiro impulso do coração, aceitaria sem hesitar a tarefa que você queria me dar; mas aqui, a vontade não basta, precisa-se de meios que respondam à importância da obra e esses meios me faltam. Você sabe que minha saúde é débil106; mais, verdadeiramente, que isso parece ainda. Você conhece também alguns dos cargos impostos à minha fraqueza, mas não enumerei todos. Eu tentaria a Providência se fosse além, e comprometeria a obra tão excelente da qual aceitaria a responsabilidade.

 

            Estou sinceramente triste pelo momento de embaraço que esta recusa pode lhe causar, irei vê-lo o quanto antes, para procurar com você, se você consentir, os melhores meios que podem estar a seu alcance; mas tenho grande confiança aliás na proteção divina que nunca nos faltou e que há 10 anos nos amparou e desenvolveu. Desejamos o bem e nos oferecemos a Deus para cumpri-lo; Deus não nos rejeitará; nós o suplicaremos aliás, e eu sobretudo, que posso tão pouco de outro jeito, darei por essa via tudo o que me resta e de ardor e de forças.

 

            Aceite, Sr. e amigo, os protestos acostumados de todo o meu respeitoso apego.

                                               Le Prevost

 

 





105 Desde 1840, Bailly tinha encarado se demitir, mas adiava sua decisão. Intervirá um ano após esta carta, no dia 9 de maio de 1844.



106 Mais do que as razões de saúde invocadas, M. Maignen relata que, nessa época, “o Sr. LP. já meditava a criação de um instituto religioso.”





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License