Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 101 - 200 (1843 - 1850)
    • 124 - ao Sr. Levassor
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

124 - ao Sr. Levassor

Exéquias de Dona Delatre.

 

Paris, 11 de julho de 1845

 

            Meu querido irmão,

 

            Os últimos deveres foram prestados cristamente e de modo bem conveniente à sua pobre Dona Delatre. O isolamento dessa infeliz mulher, aliás, se fez notar muito, nessa triste circunstância. Aos poucos,  quase todas as pessoas que a tinham conhecido haviam deixado ou este mundo ou Paris. Estiveram,  na missa de seu enterro, somente a cunhada do Sr. Pianet, um bom moço que a visitava pela Sociedade de São Vicente de Paulo e eu. Depois da missa, tive que, forçosamente, chegar a meu ministério, o bom moço ficou, portanto, encarregado de escoltar o cortejo fúnebre. Sozinho e de chapéu na mão, acompanhou a o carro e presidiu a todos os pormenores da cerimônia.

 

            Por seus cuidados uma pequena grade com uma cruz marcará o local onde a pobre senhora está estabelecida até o último dia; seus filhos e você, caro irmão, que era mais do que um filho para ela, saberão portanto onde a reencontrar.

 

            Não sei onde está atualmente seu filho; se você sabe onde reside, seria uma boa ação informá-lo sobre o falecimento de sua mãe. Ela deixou alguns poucos móveis cujo valor será absorvido pelos gastos, se os que têm direito a eles tardarem demais para se apresentar.

 

            Aliás, não pudemos obter o reembolso de nenhuma das importâncias adiantadas para os gastos do enterro etc., que atingiram a soma de 55f.

 

            Se achar bom, caro irmão, tomará sua parte, uma importância equivalente à que você estava para me mandar, quer dizer 25f. Repartiremos o resto da melhor forma.

 

            Lamentei muito tê-lo visto tão rapidamente, quando de sua última viagem: mal pudemos trocar algumas palavras de afeição; vamos suprir, caro amigo, a tudo o que nos faltou, desse lado, orando um pelo outro. Durante a novena que começará na véspera da festa de São Vicente de Paulo, terei necessidade particular de suas piedosas lembranças diante de Deus; solicito-as com uma viva instância e prometo-lhe, de meu lado, não esquecê-lo.

 

            Seu com ternura em J. e M.

 

                                               Le Prevost

 

 

 

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License