Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 101 - 200 (1843 - 1850)
    • 143 - ao Sr. Myionnet
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

143 - ao Sr. Myionnet

A perseverança na oração traz luz e paz à alma confiante..

 

2 de julho de 1846St Valéry-em-Caux

            Meu caríssimo irmão,

 

            Na volta do  Sr. Taillandier para Paris, encarrego-o destas duas palavras para você, a fim de dar sinal de vida e apresentar-me à sua boa lembrança. A pequena região onde estou é tão calma e tão pacata que a vida passa-se todos os dias do mesmo modo. Portanto, não tenho nada novo a lhe informar. Os banhos fazem-me talvez um pouco de bem, embora muito insensivelmente; ando um pouco menos mal e o ar puro, junto com um exercício moderado, me sustenta ao menos por enquanto. Não sei o que me poderá sobrar dessa melhora para o futuro; receio voltar muito pouco melhor para Paris.

 

            A temperatura não foi sempre favorável; não pude tomar banhos regularmente todos os dias e restam-me ainda 10 a tomar, isso me obrigará a ficar aqui até o dia 13 e a adiar meu retorno para o dia 20 deste mês, mais ou menos. Então, caro irmão, voltarei a ocupar meu pequeno quarto perto de você, partilhar seus exercícios e fazê-lo aguardar mais pacientemente, se posso, o tempo em que irmãos mais vigorosos do que eu, de corpo e de espírito, ser-lhe-ão enviados pelo bom Deus.

 

            Procure, caro irmão, achar um momento para me responder; isso o descansará um pouco de seus trabalhos e lhe dará alguma efusão de coração com seu irmão ausente.

 

            Junto aqui uma cartinha que lhe peço mandar entregar perto de nossa casa ao seu endereço. É para um de meus companheiros de escritório a quem escrevo para saber se meus negócios foram levados a termo no Ministério.

 

            Adeus, meu querido irmão, reze sempre muito por mim, que tenho grande necessidade neste momento. Procuro, apesar de minhas más disposições, não negligenciar demais os hábitos adquiridos em tempo melhor; vou muitas vezes por dia à capela e, embora não diga muita coisa ao Senhor e que Ele fique também silencioso comigo, não deixo de pensar que há proveito para mim e homenagem para Ele neste humilde esforço de minha vontade. Tenho confiança, caro amigo, que se nós persistirmos, você e eu, apesar das nossas misérias, apesar de nossas falhas, neste caminho escuro e árido, ele nos conduzirá a algum lugar de suave luz e de benfazejo descanso.

 

            Seu afetuosamente nos Corações de J. e de M.

 

                                               Le Prevost

 

            Penso que o dinheiro que me é devido da parte do Ministério para o mês passado deverá ter sido levado a você. Vou dizer-lhe a parte que deve ser subtraída  para a pensão de meu sobrinho147.

 





147 No cabeçalho da carta há isto: Esta carta, escrita antes da chegada do Sr. Paillé, se encontra quase sem objeto. Depois da primeira alínea, se encontra apagado: Não temos visto até agora o Sr. Paillé, que esperávamos no início desta semana; se ele ainda  não tivesse saído e que lhe parecesse um pouco hesitante, precisaria convidá-lo a não vir; a região é muito amável a ver, mas não bastaria, talvez, para tornar-lhe sua viagem agradável, se não sentisse, por outro lado, a necessidade de se mexer um pouco, como isso aconteceu muitas vezes com ele; do meu lado, ficaria muito sentido se ele fizesse somente por mim esse deslocamento, já que meu estado de saúde não é tal que eu tenha necessidade de exigi-lo de sua generosa afeição.

                Há também, riscado, este post-scriptum:

                Não esqueça de me dizer o que tem feito para a Conferência de Angers. Apresente-me, por favor, à boa lembrança de nossos caros amigos.

 





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License