Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 401 - 500 (1856 - 1857)
    • 482 - ao Sr. Decaux
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

482 - ao Sr. Decaux

Convite para a festa das férias em Vaugirard. O lucro dessa festa vai para as obras de formação.

 

Vaugirard, 3 de agosto de 1857

 

            Meu excelente amigo e irmão em N.S.,

 

            Vou mandar-lhe amanhã, como você me autorizou, um certo número de bilhetes para nossa pequena festa das Férias,285 particularmente dos que são a 50 centavos para duas pessoas.

     No ano passado, todos os nossos confrades colaboraram nessa pequena reunião com uma benevolência que nos tocou profundamente, e aqueles, entre eles, que assistiram à pequena festa com suas famílias, nos prometeram voltar este ano, achando esse meio felizmente imaginado, para dar aos jovens um amável divertimento de férias e proporcionar ao mesmo tempo alguns recursos à nossa casa de órfãos.

 

            Peço-lhe, meu bom amigo, lembrar aos nossos confrades, se julgar bom, que esta casa é verdadeiramente uma obra de nossas queridas Conferências. A maioria das crianças que  acolhe são colocadas nela por eles ou pelas Irmãs de Caridade. Todos aqueles que são seus diretores e seus organizadores vêm das Conferências e lhes ficam apegados. Aí está que são formados os sujeitos que devem servir nas casas de patronato; 12 entre eles já são consagrados a essas funções, tanto em Paris como em Grenelle e em Amiens.

 

            A casa de órfãos tem, além disso, um pequeno noviciado de jovens de 15 a 18 anos, que  prepara a longo prazo para os mesmos serviços; são 20 neste momento.

 

            A casa de Arras tem também uma pequena falange, que começa a formar e que seguirá o mesmo caminho.

 

            Nossos confrades pensarão, espero, que esses esforços devem ser encorajados e não recusarão a ocasião que lhes a festa das Férias, para prestar um pouco de apoio ao conjunto dessas obras.

 

            Acredite, meu excelente amigo, em todos os meus sentimentos de constante afeição em N.S.

 

            Seu devotado amigo e irmão

 

                                               Le Prevost

 





285 No jornal do Orfanato do domingo 23 de agosto, se pode ler: “Festa das férias. A afluência é considerável. O número dos assistentes passa de muito o do ano passado. A festa é presidida pelo Sr. Prefeito de Vaugirard. O coronel do 91o de linha manda a música do regimento... corridas com bandeiras, corridas com saco, corrida ao campanário... Os corredores são fornecidos por todos os patronatos de Paris que trouxeram todas as crianças... Sítio e tomada de Malakoff: as duas tropas de Zuavos e de Russos são compostas unicamente pelas crianças do orfanato.”

No ano seguinte, no domingo 29 de agosto de 1858, o sucesso foi tal que o Sr. LP. encarou suprimir essa festa que se celebrava no Campo da Salete: “a casa, invadida por uma multidão de cinco mil a seis mil pessoas, poderia ter-se tornado o local de verdadeiras desordens. Tinham sido distribuídos bilhetes em excesso e as reclamações dos que, tendo pago seu lugar, não podiam ser acolhidos, teriam facilmente degenerado em tumulto. As coisas aconteceram, no entanto, sem desordem. Somente houve uma interrupção momentânea da festa (cf. VLP.,I, p.580 e infra, carta 488).





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License