Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 501 - 600 (1857 - 1859)
    • 560 - ao Sr. Halluin
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

560 - ao Sr. Halluin

O irmão Loquet em Vaugirard. Ele reconhece-se culpado. Preparação da festa das Férias.

                                                                                                   Vaugirard, 3 de agosto de 1858

         Caro Senhor padre e filho em N.S.,

         Esta manhã, duas horas após a saída do irmão Alphonse [Vasseur], o irmão Joseph [Loquet] chegava em Vaugirard, pedindo perdão por sua falta e prometendo agir melhor no futuro. Eu estava bastante embaraçado para tomar uma decisão a respeito dele, pois você não me tinha respondido nada sobre as perguntas que lhe fizera sobre sua última escapada. Assegurou-me que não tinha, de jeito nenhum, o defeito de beber exageradamente, que era por falta de cuidado que o tinha feito ultimamente, que nunca bebia em Arras fora de casa, que, enfim, não tinha, em ocasião alguma, nem mesmo nesse último caso, usado dinheiro que se-lhe confiava para beber ou para coisa alguma em benefício próprio.Ser-lhe-ei bem grato, caro Senhor padre, por dizer-me o que pensa dessas asserções e que confiança você acredita que eu possa conceder a esse pobre moço, que recebi provisoriamente aqui, reservando-me conferir sobre isso com você. Ele me protesta que não cessou de almejar continuar no serviço de Deus, que não pensava em outros caminhos, senão em último recurso e que, se o agüentarmos entre nós, ele mostrar-se-á ajuizado, submisso e dedicado. Peço-lhe de novo para me dizer seu parecer esclarecido sobre tudo isso e sobre a confiança a depositar na sua firmeza e sua persistência em suas boas resoluções.

         O irmão Alphonse está agora junto de você; tenho a confiança de que  vai entender-se com você perfeitamente. Como o encarregará, sem dúvida, de substitui-lo quando não estiver em casa, podia recear um pouco de ciúme do irmão Thuillier, porque se conheceram quando eram quase crianças e não se perderam de vista. Mas acho que nosso irmão Thuillier está agora bastante firme em razão, e em sobretudo, para bem tomar tudo o que você tiver resolvido.

          Estamos aqui em preparativos para nossa distribuição, que se realiza no dia 11, e mais ainda para a festa das Férias, enorme perturbação para nós, fixada para o dia 29 deste mês.

         Tenho boa confiança de que você vai se reencontrar um pouco em paz. Você poderá, um pouco mais tarde, ter algum descanso perto de nós e refazer suas forças.

        Adeus, caro Senhor padre, mil afeições respeitosas de todos.

        Seu amigo e Pai em Jesus e Maria

                                   Le Prevost




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License