Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 501 - 600 (1857 - 1859)
    • 588 - ao Sr. Halluin
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

588 - ao Sr. Halluin

Os votos exprimidos na festa de São João contribuem para fazer crescer a caridade fraterna. O Sr. Halluin procura religiosas para sua comunidade. Por falta de pessoal, o Sr. Le Prevost não pode fornecer-lhe ajuda para suas classes.

 

Vaugirard, 1o de janeiro de 1859

 

Caro Senhor padre e filho em N.S.,

 

As festas, minha saúde sempre frágil, e muitas sobrecargas de trabalhos me impediram de responder-lhe mais depressa e de agradecer-lhe, assim como aos nossos bons irmãos, por seus votos por ocasião da festa de São João e do ano novo. Fiquei muito grato por isso. Essas marcas de afeição, quando vêm sinceramente do coração, têm uma relação direta com a caridade e concorrem a entretê-la e a aumentá-la. Quereria escrever-lhe longamente e compensar sua ausência e a de nossos bem-amados irmãos, nesses dias em que se é tão feliz, por reunir-se em família, mas mal tenho o tempo de me reconhecer, apertado como estou neste momento por tantas obrigações multiplicadas.

 

Você espera ao menos algumas respostas às perguntas interessantes que me colocou, mas não o faria muito agora de cabeça descansada.

 

A pergunta relativa às Irmãs não é de uma urgência absoluta, já que lhe são deixados três meses para dar-lhe solução. Penso como você que será bom fazer tudo quanto puder para guardar o socorro da Congregação que lhe dava ajuda, visto que, no conjunto, o assistia muito. Se, após tentativa, você não tiver êxito, acho que seria bom tentar de outra forma. Não penso que leigas, fora raras exceções, lhe dariam garantia de suficiência e de estabilidade. Você poderia fazer a experiência com algumas, se tiver em vista sujeitos de um mérito real e de uma capacidade provada. De outra forma, melhor seria, acho, recorrer a uma comunidade. Se você não conhecesse nenhuma que lhe conviesse, poderíamos aqui fazer algumas buscas. Mas pareceria-me totalmente desejável que os irmãos não tivessem relacionamento algum com as Irmãs. Aqui, determinamos as coisas assim, e estamos satisfeitos com isso.

 

No que diz respeito a suas classes, entendo suas dificuldades, mas não vejo que tenhamos possibilidade de dar-lhe um socorro imediato. Neste momento, o Sr. Myionnet continua sendo incapaz, ele só anda, penosamente, de muletas, e tudo nos deixa temer que ele continue assim ainda durante bastante tempo. O Sr. Lantiez, muito cansado, se arrasta e parece ameaçado de alguma doença. Fica de cama, depois, se levanta e recai. Ser socorrido por gente de fora tem muitos inconvenientes da parte dos Irmãos das Escolas sobretudo. Um leigo não apresentará muito menos em muitos aspectos. Mandar-lhe um novo perseverante não teria vantagem alguma: esses meninos, amparados aqui por seus apoios ordinários, vão muito bem sob nossos olhos, mas, longe e isolados, enfraquecem e são pouco úteis. Parece-me que o melhor meio seria confiar as classes dos escolares como as dos aprendizes aos irmãos Alphonse [Vasseur] e Cousin assistidos, o último, pelo irmão Thuillier, o outro pelo jovem Georges. Já que as classes dos aprendizes e dos escolares não são muito demoradas e realizam-se em horários diferentes, nada impediria que fossem feitas pelos mesmos mestres. Com um plano de estudos que o Sr. Lantiez poderia montar, os irmãos Vasseur e Cousin, secundados pelos dois outros, poderiam sair-se bem. Se alguns serviços materiais estivessem em más condições por isso, seria bem mais fácil remediar  com algum agente de fora. Não vejo nada melhor, caro Senhor padre, por enquanto; talvez, com um pouco de paciência, o Senhor nos dará outros meios.

 

Adeus, caro Senhor padre, todos os nossos irmãos lhe oferecem suas respeitosas afeições.

Abraço-o em nome de todos.

 

Seu amigo e Pai em Jesus e Maria.

 

                                   Le Prevost

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License