Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 701 - 800 (1860 - 1861)
    • 755 - ao Sr. Caille
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

755 - ao Sr. Caille

Que o Sr. Caille intervenha em favor de um jovem estudante de Amiens.

 

Vaugirard, 25 de março de 1861

 

Meu bom amigo e filho em N.S.,

 

Um dos membros das Conferências de São Vicente de Paulo de Paris, Sr. de Chavagnac, me pede para reclamar seu intermédio para um pequeno negócio ao qual ele um grande interesse.

 

Ele conhece particularmente a família de um jovem recebido, acho, por caridade no Colégio de Amiens nos reverendos padres, e chamado Rouillé. Esse jovem pede com uma viva instância para não ficar no Colégio durante as férias da Páscoa; no ano passado, seus pais, que estão no Mans e pouco abastados, o deixaram ali, seus companheiros o humilharam, supondo que era por economia que ficara; daí uma tristeza que ele não quer, de jeito nenhum, sofrer de novo. Ele juntou o dinheiro suficiente para fazer uma viagem, seja a Paris, seja para outro lugar; sua mãe consente em que a faça, mas está mal rodeada no Mans, desejando que ele não para lá neste momento; o Sr. de Chavagnac a conhece muito e fala bem dela, ele gostaria de fazer o gosto dela, dando satisfação ao desejo do pobre menino. Ele pensa que o Ro Pe. Reitor do Colégio consentiria em mandar o menino Rouillé passar as férias da Páscoa no Colégio dos Padres em Vaugirard, ou que você mesmo o recebesse momentaneamente, mediante indenização, para a estada de quinze dias que ele passaria em sua casa, ou, enfim, que fosse mandado para , em nossa casa. Parece-me que seu envio ao Colégio, nos Padres, em Vaugirard seria o meio mais natural e mais simples; peço-lhe para falar nisso ou para mandar falar ao Ro Pe. Reitor e para organizar a coisa para o maior bem do jovem Rouillé. Isso é, seguramente, criancice, mas esse menino, bom por outro lado, tem muito orgulho; foi ferido, não se sente a força de sofrer uma nova prova; essa tristeza é tão digna de compaixão como a maioria das que encontramos no mundo, você não lhe negará sua atenção caridosa.

 

Adeus, meu excelente amigo, a coisa urge, já que as férias vão começar.

 

Sou todo afetuosamente, em Jesus e Maria,

 

Seu amigo e Pai

                                   Le Prevost

 

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License