Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 901 - 1000 (1863 - 1865)
    • 967 - ao Sr. Risse
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

967 - ao Sr. Risse

Boas notícias da comunidade e da obra de Metz. Alegria de tê-lo acolhido em Vaugirard. Manifestar condescendência para com seus jovens irmãos que o Sr. Le Prevost exorta à deferência. Um postulante, de idade avançada demais, não parece poder ser aceito.

 

Vaugirard, 11 de novembro de 1864

 

Caríssimo amigo e filho em N.S.,

 

Como lastimo ter demorado tanto em responder à sua boa e cordial carta! Mantive-a sob a minha vista para que me apressasse a lhe escrever, mas não pude lhe dar satisfação até agora.

 

Sou feliz por todos os detalhes que você me transmite sobre a boa disposição de seus jovens, sobre a boa harmonia que reina no seio da pequena comunidade, enfim sobre a benevolência geral de que sua obra é objeto; aí estão outras tantas marcas da  proteção de Deus. Não deixemos de bendizê-lo e de tudo referir à sua glória.

 

O jovem [Félix] His parte amanhã para  junto de você. Encarrego-o desta palavra. Não sei onde está a relíquia da verdadeira cruz, vou me informar. O Sr. Faÿ está ausente, ele terá entregue, sem dúvida, a um desses Senhores o depósito das relíquias de que era encarregado

.

Faça, para a missa nos Recoletos, o que lhe parecer conveniente. Quando puder ter a missa regularmente em casa, será melhor, porque essa medida favorecerá melhor o recolhimento e a ordem da comunidade. Mas devemos muita deferência ao Senhor Bispo de Metz, tão bondoso para conosco, e, aliás, se os Recoletos não têm outro jeito, precisa, claro, fazer uma concessão à caridade e ao bem das almas.

Obrigado mil vezes pelo retrato de seu Venerado Prelado. Coloquei-o entre os primeiros de minha pequena coleção, é para nós uma preciosa lembrança.

 

Felicito nosso jovem[Alfred] Noël por sua fidelidade em guardar seus sentimentos e seus deveres cristãos. Confio que sua se manterá e que o futuro completará o amadurecimento das qualidades que Deus lhe concedeu, se ele trabalhar também para corrigir suas imperfeições.

 

O Sr. Collignon, ignorando a saída de His, lhe mandou crucifixos pelo correio, acho. Sua pequena carta contém esses pormenores.

 

Não aceito, caro amigo, seus agradecimentos pelo que diz respeito à sua estada entre nós. É alegria partilhada, portanto, não devemos nada um ao outro. É um bem encontrar-se juntos, rezar juntos, concertar-se para a prática das obras. Não poderíamos caminhar num mesmo espírito sem esses felizes encontros. Peçamos a Deus para favorecê-los sempre e para torná-los constantemente úteis e consoladores, como foram de ambas as partes.

 

Adeus, caríssimo amigo, abraço-o cordialmente em Jesus e Maria

 

Seu amigo e Pai

 

                                               Le Prevost  

 

 

Junto aqui a pequena carta para nossos irmãos. Acho que fará bem, selando-a antes de lha entregar. Exorto-os à deferência; você, por sua vez, será condescendente, sofrendo pacientemente que lhes exponham seu sentimento na ocasião, sem prejuízo de você mesmo examiná-lo diante de Deus, para resolver o que for melhor, paz e conciliação.

 

Recebo sua última carta neste instante. O bom Sr. Michel me parece ter idade bem avançada. Além disso, tem rigidez de caráter, teimosia e exterior lastimoso; esse retrato não é favorecido. No entanto, veja. O que poderia ser feito seria unicamente que, encontrando em Metz lições ou algum emprego, se tornasse seu pensionista. Consagraria seus lazeres às obras e lhe forneceria, assim, a ocasião e o meio de conhecê-lo.

 

Para o café, a sopa é certamente tão sadia. O mundo médico diz, hoje em dia, todos os tipos de efeitos maléficos que resultam do uso do café misturado com leite e quer que ambos sejam preparados separadamente: conceda a sopa para os mais enfermos.

 

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License