Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1001 - 1100 (1865 - 1866)
    • 1034 - aos Srs. Trousseau e A. Lainé
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para desativar os links de concordâncias

1034 - aos Srs. Trousseau e A. Lainé

Notícias do retiro de Comunidade. Atividades dos escolásticos.

 

Vaugirard, 1o de outubro de 1865

 

Caríssimos filhos em N.S.,

 

Nosso retiro acabou ontem com pleno sucesso, como também havia sido dado em condições tão favoráveis quanto possível. Mal saído dos acréscimos de cuidados que me ocasionava, volto-me para vocês, caros filhos, para lhes dizer que estavam presentes na lembrança e na afeição de todos, e que todos rezaram para que participem nos frutos de nossos piedosos exercícios. Não quero excitar seus pesares dando-lhes detalhes demais sobre esses dias de recolhimento e de oração. Basta saberem que a impressão mais viva e mais profunda ficou em nós e que será, esperamos, de um efeito duradouro para nossa santificação e para o bem de nossas obras. Nunca tínhamos sido tão numerosos, havia sido necessário montar várias camas na sala de Comunidade, por falta de quartos. Éramos mais de 60. Nossos irmãos de Varax e Chaverot, ambos chegados após o início do retiro, mesmo assim, puderam aproveitá-lo ainda, para sua viva satisfação. O Sr. Chaverot estava entre aqueles que faziam seus votos. Ambos entram hoje a Saint Sulpice, e amanhã os de Chaville irão a Issy.

 

O Sr. Urbain Baumert partirá no meio da semana com o Sr. Risse para começar sua filosofia em Metz. Deixo-os pensarem: que alegria! A batina, a filosofia, um movimento, um passo para frente, ele está radiante! Espero que goste tanto dos Franceses como  dos Alemães. O Sr. Jean [Gauffriau] volta de Metz e irá com o Sr. dArbois a Angers. Este último estava no retiro com os irmãos Alexandre [Legrand] e Moutier.

 

Procurarei alguma ocasião próxima para pedir o consentimento de Monsenhor de Orléans [Dom Dupanloup] à sua agregação entre nós; felizmente, não há dificuldade, espero.

 

Recomendo ao nosso caro Adolphe [Lainé] não se cansar demais na música, um curso é muito cansativo a fazer. Ele está longe de ser vigoroso, poderia facilmente sofrer. Cuide disso, caro Victor [Trousseau], falei também com o Sr. Laroche. Em segundo lugar, sua voz, ainda na muda, vai se quebrar se cansar demais.

 

Adeus, caríssimos filhos, sabem quanto são caros a todos e sobretudo a

 

Seu afeiçoado amigo e Pai

 

                                               Le Prevost

 

Edouard [Lainé] vai muito bem ; a mãe [Sra. Lainé] vai bem, após ter estado  um pouco doente.

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License