Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1202 - 1300 (1867 - 1868)
    • 1254 - ao Sr. de Varax
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

1254 - ao Sr. de Varax

Conselhos de higiene. Doenças dos Srs. Leclerc e Legrand. Diversas notícias. Bela conduta dos membros das obras engajados no exército pontifical.

 

Vaugirard, 15 de novembro de 1867

 

Meu caríssimo amigo e filho em N.S.,

 

Não deve se esquecer de que, após as estações de águas sulfurosas, os órgãos da respiração ficam muito impressionáveis e que, durante todo o inverno seguinte, se tem, mais do que de costume, de tomar precauções contra o frio e também contra o cansaço que resultaria de falas prolongadas demais ou acentuadas demais. Por prudência e por obediência também, observe essas cautelas. Desejo que me diga, na sua próxima carta, que lugar tem, em seu regime quotidiano, a água alcatroada.

 

Hoje, escrevo-lhe com a única finalidade de lhe recomendar esses cuidados de precaução.

 

O Sr. Leclerc está bastante bem, em aparência bem restabelecido. No entanto, o médico aqui, tímido demais, parece-me, quereria que ficasse ainda em Vaugirard até o dia 1o de janeiro. Seriam seis meses perdidos; o médico pretendia que ele deveria ter sido enviado a Amiens, em vez do Sr. Trousseau.

O Sr. Alexandre [Legrand] vai tão mal, que escrevemos a Tain para solicitar sua admissão. Reze por ele, e também por nós todos, que essa situação penosa entristece.

 

Encontrei ontem o Sr. Bedel no ônibus, ele lhe escreverá.

 

O Sr. Girard está em Chaville, filosofando da melhor maneira possível.

 

De Roma, nos escrevem que todos os nossos amigos, moços  e jovens operários a serviço do Santo Padre cumpriram todos seu dever399. Prestam homenagem ao Sr. Boucault, cuja conduta, dizem, foi heróica (Carta do Sr. Vrignault)400.

 

O Sr. [Jules] Blanchetière, que havia sido apresentado pelos Srs. Tulasnes à Sra. sua mãe, é nomeado Secretário da Sociedade de São Vicente de Paulo, em substituição ao Sr. Brandon, que se engajou nos zuavos pontificais.

 

Ponho fim a esses detalhes, deixando-o, caro filho, no Coração de nosso divino Senhor onde, acho, está sua residência mais habitual; procurarei me achar ali muitas vezes com você.

 

Mil boas lembranças ao Sr. Caille e aos outros irmãos. Agradeço ao Sr. Trousseau por sua carta, espero achar um momento, um pouco mais tarde, para lhe escrever.

 

Seu amigo e Pai em N.S.

 

                                               Le Prevost

 





399 Em outubro de 1867, Garibaldi avança contra Roma com 11000 mercenários. O corpo expedicionário francês desembarca às pressas em Civitavecchia nos dias 29 e 30 de outubro, e faz sua junção com o exército pontifical. Os garibaldianos foram vencidos em Mentana, no dia 3 de novembro. Os famosos chassepots [espingardas] franceses fizeram maravilhas. A gloriosa vitória de Mentana permitiu resolver a questão romana até a guerra de 1870.



400 O Sr. Paul Vrignault, Confrade em Nazareth, primo do Pe. Hello, tinha unido-se ao exército pontifical em qualidade de enfermeiro, na véspera da batalha de Mentana. Chegado à noite do dia glorioso, assistirá o Doutor Ch. Ozanam para se dedicar junto aos feridos e dos moribundos. O Sr. Boucault, membro da obra de Nazareth, tinha sido membro da comunidade durante uns dez anos. Em seguida, se tinha engajado como zuavo no exército pontifical. O P. Hello narrou sua história em Um zouave pontifical, ASV.





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License