Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Jean-Léon Le Prevost Cartas IntraText CT - Texto |
|
|
1283 - ao Sr. MaignenViagem do Sr. Maignen a Roma. Importância para o Instituto das diligências feitas ali. Papel do Superior: “que ame mais do que os outros aqueles que o Senhor o encarregou de conduzir”, graças à porção especial de caridade que Deus lhe comunicou. Notícias de Nazareth. Aproveitar espiritualmente da estada em Roma.
Paris, em 17 de março de 1868 Casa de Nazareth
Caríssimo amigo e filho em N.S.,
Recebemos suas cartas, não preciso dizer com que satisfação para todos, com que alegria para mim sobretudo, a quem Deus permite amá-lo mais do que os outros o amam. Desde São Pedro, com efeito, é o próprio de todos aqueles que, na Igreja, têm alguma porção de autoridade, ter, ao mesmo tempo, por graça especial de Deus, alguma efusão de sua divina caridade, para que amem mais do que os outros os que o Senhor os encarregou de conduzir e de amar. Partilhamos sua felicidade. Vários a invejam, sem dúvida; para mim, gozo dela, parece-me, como si a provasse pessoalmente. Não por insensibilidade pela real satisfação que se encontra na vista das coisas lindas e santas, mas porque me identifico com você, tanto quanto é possível fazê-lo. Sua viagem é de um grave interesse para o fim que lhe fez empreendê-la, mas é aos meus olhos ainda mais importante pelo que diz respeito à nossa pequena família religiosa. Considero como uma grande felicidade que o Sr. Hello em primeiro lugar e você hoje, tenham tido a possibilidade de ir recomendar ao Senhor, aos pés dos Santos Apóstolos, nossa cara Congregação, até agora tão pouco forte e que um raio de graça vivificaria em um instante. Peça isso ardentemente, caro filho, e, se o obtiver, nestes santuários abençoados, tão caros a Deus, oh! como sua viagem terá sido feliz para nós! Um pequeno indício de bênção especial se mostrou um pouco nestes dias, mas indício vago e mal definido ainda. Rezemos, deste lado ou de um outro, o socorro de cima se manifestará.
Acompanho da melhor forma possível, com o olhar, o que concerne à sua obra, sem que nem eu, nem os que o assistem de costume possam impedir que sua ausência se faça sentir de forma bastante notável, sem nada de inquietante todavia até agora. Escrevi ao Sr. Meurinne uma pequena carta cordial no sentido que tinha indicado ao Sr. Paillé.
Vi ontem sua boa mãe na Capela São Tarcísio. Ficou feliz por ter notícias suas, mas lamentou um pouco sermos os únicos a receber suas cartas e ela ficar privada. Achará talvez algum momento para lhe escrever uma palavra.
Eis tudo o que posso lhe escrever hoje. O Sr. Hello esteve sofrendo de uma angina há uns oito dias. Tinha sido confinado em Chaville. Vai melhor e voltará amanhã para a festa de São José que se fará na tarde, quinta-feira, na capela, quase completamente terminada. Seria bom sem o forro que se torna mais feio à medida que o resto melhora. Nunca se está contente neste mundo. O homem nunca diz, como Deus na criação, que viu que tudo era bem. O imperfeito é nosso quinhão, infelizmente! não somente em maçonaria.
Conto que, em consciência, você ficará em Roma apenas o tempo necessário para seus afazeres. Tanto mais que se pode esperar, com a feição feliz que estão tomando, um retorno bastante próximo. Embora escreva, sem dúvida alguma, exatamente ao Sr. Keller, pensei que era bom comunicar-lhe sua última carta que tratava unicamente do objetivo de sua viagem e que, talvez, antecipava de um dia a que você mesmo lhe teria escrito. O Sr. Paillé foi levá-la.
Adeus, meu caríssimo filho. Parece-me que trará, de todo esse mundo de santidade que atravessou, algo de penetrante e de vivificante que aumentará sua fé, seu amor por Deus, seu zelo das almas, e que trará também a bênção em nossa pequena família. Ficarei feliz por todo esse bem chegar-lhe através de você.
Adeus, meu caro filho, mil amizades de todos nós aos amigos que encontrou em Roma. Todos os nossos irmãos rezam por você. Os aprendizes, os jovens operários, ninguém se esquece de você e, menos do que ninguém,
Seu afeiçoado amigo e Pai em N.S. Le Prevost
|
Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License |