Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Jean-Léon Le Prevost Cartas IntraText CT - Texto |
|
|
1367 - ao Sr. de VaraxO irmão Lemaire, de Amiens, pensa em deixar o Instituto; seus defeitos. Deslocamentos semanais do Sr. Le Prevost. Exame das Constituições pelo Arcebispado de Paris.
Chaville, 7 de janeiro de 1869
Meu caríssimo amigo e filho em N.S.,
Vou mandar-lhe de bom grado o Sr. Lemaire, contanto que possa. Nestes dias, ele estava em tal disposição que, revoltado inteiramente contra a autoridade do Sr. Myionnet, porém paciente e flexível, declarou querer partir apesar de seus votos. Disse que escrevia a seu irmão para que lhe achasse um lugar em Amiens e mostrou, em palavras e em atos, uma inteira falta de subordinação. A infelicidade desse pobre menino é um espírito de uma estreiteza extrema, que não permite fazer penetrar até sua vista interior nenhuma verdade elevada, nenhum princípio de conduta, e com isso um orgulho indomável. Enquanto não é contrariado e seu amor-próprio excessivo tem algum alimento, vai muito bem, fora os exercícios piedosos que aprecia pouco e de que se isenta por todos os pretextos possíveis. Aliás trabalhador, conduzindo bem um serviço material, dirigindo bem as crianças na disciplina e, em geral, dedicado em suas funções. Até agora, com muita cautela e condescendência, chegou-se a tirar partido dele, mas tendo sido um pouco carregado nestes últimos tempos, não sabendo se servir dos ajudantes que lhe são dados e dos quais se torna invejoso desde que ficam um pouco capacitados, ele perdeu as estribeiras e duvido que queira até completar seus votos de um ano. Se, de volta a Vaugirard hoje, encontro-o acalmado e de volta ao bom senso, o enviarei a você, senão faremos o melhor possível. Sua saída, se nos deixa absolutamente, nos cria um novo vazio, pois conduz com êxito há muito tempo uma das oficinas. Nossos irmãos o aconselham a que se acomode temporariamente com o Sr. Mitouard, homem de consciência, piedoso e a quem não falta inteligência. Esse conselho é ao mesmo tempo desinteressado e sábio.
Mando-lhe uma palavra para o Sr. Gérold, confio que será suficiente. Se o visse em apuros, veríamos, mas não sei, em verdade, como seria substituído.
Estou em Chaville no sábado, das 3 horas da tarde até na segunda-feira às 11h30. Em seguida, em Nazareth, até na terça-feira às 13h. Daí, em Chaville, até na quinta-feira às 2h30. O resto do tempo é para Vaugirard.
Vi o Sr. Icard, que examina nossa Constituição, e que tornarei a ver na segunda-feira. Não admite, de jeito nenhum, que se faça nada sem consultar o Arcebispado e sem submeter a peça a seu exame. Prometi seguir seu conselho, acho que não se podia evitar esse passo. Deus, esperemos, nos ajudará a transpô-lo.
Adeus, meu caríssimo filho. Vi-o bem pouco tempo. A eternidade virá!
Seu amigo e Pai em N.S.
Le Prevost
Diga bem aos nossos irmãos, aos Srs. Caille, Marcaire, Bérard, Marchand, Trousseau, que é para mim uma verdadeira tristeza não lhes escrever; o tempo me falta.
|
Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License |