Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1301 - 1400 (1868 - 1869)
    • 1399 - ao Sr. de Varax
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

1399 - ao Sr. de Varax

Diversas questõessobre a obra de Roma: mudança de pessoal, local de instalação do Círculo dos zuavos, etc.

 

Chaville, 2 de maio de 1869

 

Meu excelente amigo e filho em N.S.,

 

Os exercícios de nosso retiro, terminado somente ontem, não me deixaram um só minuto de liberdade para responder à sua carta do 25 de abril. Hoje, domingo, apresso-me para lhe escrever algumas linhas.

 

Lamento muito que não me escreva nada a respeito da Sra. de Jurieu, que lhe pedi várias vezes para visitar de minha parte, para conjurá-la a ter dó da situação de uma antiga, muito digna e muito piedosa doméstica de sua tia, à qual (Antoniette) descuida há vários anos de entregar uma renda, legada pela tia, e que é absolutamente o único recurso dessa empregada dedicada. Os Srs. Tulasnes me escreveram duas vezes, pedindo-me para cuidar dessa piedosa mulher que os interessa muito. Eu mesmo a conheço, é minha penitente em Chaville. Há, para mim, várias obrigações de não colocar, para esta obra, negligência alguma. Foi logo na véspera de deixar Roma que fiquei sabendo que a Sra. de Jurieu não estava ausente, como nos dissera Monsenhor de Luçon416. Por favor, então, faça com que eu possa responder sem maior atraso aos Srs. Tulasnes.

 

Para a viagem à Suíça, ela pode atrasar sua volta a Amiens, onde sua ausência deixa um grande vazio, muito penoso sobretudo para o Sr. Trousseau e para o conjunto da obra. Se pode diminuir bastante essa dificuldade, para que não fique pesada demais para nossos irmãos de Amiens, há certamente uma boa obra a fazer e as coisas estão, aliás, bastante avançadas para que haja grande possibilidade de dissolvê-las. Penso, então, com você, que é preciso prestar esse bom ofício ao Seminário francês e ao pobre Sr. Calpini.

 

O Sr. Faÿ levou, desde ontem, sábado, a carta para Mgr. de Versailles. Ele está ausente, terminando uma visita pastoral. Logo em sua chegada, o Sr. Morel, Vigário Geral, muito bondoso para conosco, a entregará. O Sr. Lantiez cuida dos bustos, o Sr. Maignen verá amanhã, segunda-feira, o livro das Ordens religiosas.

 

Domingo, dia 2, às 13 horas, estão me trazendo de Vaugirard sua carta do dia 27 de abril.

O Conselho se reúne amanhã, vou consultá-lo sobre a fundação romana em questão e lhe escreverei prontamente. Alegro-me por não se deterem no Caffè Nuovo para os Zuavos. Precisa-se de uma casa sua e de um jardim verdadeiro, de um pouco de liberdade, de espaço e de ar, não muito no centro do movimento e do barulho. Tem-se de sobra na caserna, nos exercícios, etc.

 

Em Chaville, é a hora do passeio do domingo. Continuo esta carta no bosque, onde acompanho os enfermos. A ordem já duvidosa da epístola corre o risco de passar para o incoerente. Prossigo, no entanto, até esgotar os assuntos mencionados em suas cartas. Mando pôr no correio em Paris, para mais presteza, sua carta ao Sr. Trousseau. Mas, chegada hoje, domingo, em nossa casa, não pode chegar no sábado ao Sr. Trousseau. As correspondências entre Roma e a França são definitivamente muito incômodas: ou as cartas não chegam, o que é freqüente, ou chegam com insuportáveis atrasos.

 

Acho que precisaria pensar na audiência de despedida somente no caso de se ter a certeza de escapar à importunação, o Soberano Pontífice estando bem sobrecarregado.

 

O Sr. Ginet pai, em Paris há dois meses, sem ter podido ver seu filho, o assedia com cartas para apressar sua volta.

 

A substituição ou exoneração Gérold  foi organizada pelo Sr. Caille. O Sr. Bérard, cuja volta o Sr. Caille parecia desejar, embora tivesse continuado a cumprir bastante convenientemente sua função em Amiens, tinha recebido de nós, no retiro, o conselho de entrar por dois anos nos Zuavos. Após ter ficado muito triste por essa proposição e por afastar-se da Comunidade, acabara, aconselhado pelo Padre do retiro, por tomar cordialmente seu partido. Mas o projeto está encontrando grandes dificuldades. O Comitê francês lhe diz: “Você é belga, vá ao Comitê belga”. Este diz: “Você não está regularmente liberado do serviço na Bélgica, faltam-lhe também várias peças essenciais, o consentimento de sua família.” Essas objeções não são absolutamente graves. Ele está com 24 anos e, no Comitê francês, não se exige consentimento dos pais nessa idade. Esse mesmo Comitê alistou algumas vezes belgas residentes há muito tempo na França. Peça ao Sr. Jean-Marie [Tourniquet] para ver o representante do Círculo belga para saber se, com explicações bem claras sobre esses diversos pontos, não seria alistado o Sr. Bérard em Roma, ou antes, se o Sr. de Charette ou outro não o receberiam do lado dos Franceses. A verdadeira dificuldade é que quereria que sua família o pudesse acreditar em Roma para a Comunidade e não como zuavo pontifical.

 

O Sr. Caille virá a Paris no momento em que você estará ali, para combinarem juntos tudo o que interessa à obra de Amiens. Faça força para que isso não demore muito.

 

Ainda lhe recomendo a questão de Jurieu.

 

Mil afeições aos nossos irmãos. Foram bem recomendados durante o retiro. Boas e cordiais afeições ao Sr. Vrignault. Respeitos à Sra. de Varax e à Srta. Lauffer, e a todos os que nos mostram benevolência.

 

Seu todo devotado amigo e Pai em Jesus e Maria

 

                                               Le Prevost

 

P.S. A mudança do regime em Roma seria praticável somente no caso em que estariam melhor assentados para os serviços de mesa, tendo um cozinheiro que saiba escolher e convenientemente aprontar os alimentos, de modo a dar o que a saúde pede. No momento atual, é preciso aguardar e andar.

 





416 O antigo bispo de Luçon, Dom Baillès, morava em Roma.





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License