Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1601 - 1700 (1870 - 1872)
    • 1625 - ao Sr. de Varax
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

1625 - ao Sr. de Varax

Encorajamento a vir a Paris sem medo. Concessões a fazer ao Sr. Caille. Necessidade de um ajudante dedicado.

 

Segunda-feira, 27 de março de 1871

 

Meu caríssimo amigo e filho em N.S.,

 

Não entendo que minhas cartas não lhe tenham chegado. Respondi sem demora às que me escreveu e levei em conta as perguntas que continham. Hoje, recebo, às 4h.1/4 somente, a que me endereçou ontem. Vou enviar minha resposta em Versailles, mas duvido que lhe chegue, como acha, amanhã de manhã em Amiens: a hora das saídas deve ter passado.

 

Acho que pode vir sem inquietação. Pode ser bom que use vestes leigas. O Sr. Audrin deve tê-las levado a Saint Charles. Assegurou-me, várias vezes, que seria feito exatamente assim. No entanto, não parece que haja grande necessidade, muitos eclesiásticos circulam sem essa precaução. O Sr. Planchat, que sai daqui, me dá certeza disso. Faça, no entanto, o que lhe parecer o mais seguro. Acho que será desejável que, atualmente, você esteja, na maior parte do tempo, em Chaville. As correspondências são levadas para lá. Quanto a mim, vou a Vaugirard ao menos aos sábados.

 

Acho que se pode, em espírito de conciliação, dar o Sr. Marcaire ao Sr. Caille, convidando ambos a não separarem de coração as duas casas e a tenderem, ao contrário, a tornar suas relações íntimas e freqüentes. Meu medo é que o Sr. Trousseau não esteja de acordo. Será totalmente desejável que o Sr. Marcaire assista, na rua de Noyon, a alguns exercícios comuns. Não será, talvez, sem alguma dificuldade.

 

Para o Sr. Boiry, respondia, na carta em que lhe falava dele, que a ele cabia sondar conscienciosamente suas disposições, que, após sua volta para cá, estaria mais em condições de pronunciar um julgamento esclarecido. Não sei se teremos seu lugar em Vaugirard. Tentaremos, no entanto, se o trouxer de volta consigo. É certo que não poderia ficar em Amiens. Sua carta me pareceu muito estranha.

 

Acho que, com efeito, será preciso chamar de volta Frézet, já que estaria fora de contexto e sem lugar conveniente em Tournay.

 

Adeus, meu caríssimo amigo. Senti vivamente nestes dias o quanto sua presença me era necessária. Não sei mais andar, moral e fisicamente, sem um braço amigo que me sustente. Nossos irmãos do Conselho, que se recusavam até agora a reconhecê-lo, foram melhor esclarecidos em nossa última reunião435[141]. Acho que o bem de nossa Congregação ganhará muito com isso.

 

Até amanhã ou depois de amanhã. Vou pedir a São José para lhe preparar uma boa viagem e para fazer frutificar tudo o que semeou em Amiens e em Tournay.

 

Seu todo afeiçoado amigo e Pai em N.S.

 

                                               Le Prevost

 

Lembranças devotadas a nossos irmãos.

 

 





435 Em fevereiro, o Conselho tinha aceito o pedido do Sr. LP. para confiar a direção do Instituto a um vigário geral, que exercerá efetivamente a autoridade. Alguns dias após a proclamação, no dia 18 de março, da Commune de Paris, os Srs. Lantiez, d’Arbois, Myionnet, Maignen e Paillé estão reunidos em Chaville, no dia 23 de março, ao redor do fundador.Um dos conselheiros propõe B. de Varax como vigário geral “por causa de seus dons notáveis para o manejamento dos homens”. A unanimidade se faz imediatamente ao redor de seu nome. Mas o Sr. de Varax só aceitará a tarefa no início de junho.





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License