Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1601 - 1700 (1870 - 1872)
    • 1677.2 - ao Sr. J. Faÿ
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

1677.2 - ao Sr. J. Faÿ

Férias dos seminaristas. Instalação em Tournay, “de um interesse sério para a Congregação: ainda não nos livramos da Revolução”. O Sr. Le Prevost se inquieta com a saúde do Sr. Faÿ. Escolasticado e Noviciado se estabelecem em Vaugirard.

 

Chaville, 29 de agosto de 1871

 

Meu caríssimo amigo e filho em N.S.,

 

Seus caros estudantes estão gozando plenamente suas férias. Vão refazê-los, espero, dos cansaços do ano que acabam de atravessar e prepará-los a percorrer um outro com a mesma boa vontade e a mesma aplicação ao trabalho. Sabem que não retornarão ao seminário fora. Essa decisão pareceu surpreendê-los e desconcertá-los um pouco. Mas as vantagens e as alegrias da vida de família lhes farão esquecer, achamos, o seminário onde, com os meios de se formar para a ciência e a santidade, não encontravam os de adquirir o espírito das virtudes religiosas. A maior parte de seu tempo é consagrada aos passeios ou recreios. O resto é repartido entre um pouco de estudos, um pouco de leitura, um pouco de trabalho manual.

 

O Sr. Vialloux me pediu para receber a tonsura na retomada dos estudos. Queira me dizer seu parecer. Para mim, parece-me bem disposto e seriamente aplicado a responder às graças do bom Deus. Não veria, portanto, razão para lhe recusar essa satisfação.

 

O Conselho se preocupa com a instalação material de sua comunidade em Tournay. Essa instalação pode ser de um interesse sério para a Congregação: ainda não nos livramos da Revolução. Embora, por enquanto, nada no-lo faça ainda temer absolutamente, todavia, o que já aconteceu poderia, de um momento para outro, se repetir e não haveria nada de estranho se as dificuldades de nossa política interior, que vão sempre crescendo, trouxessem, uma segunda vez, a necessidade de se expatriar. Um estabelecimento de certa importância e cômodo, no solo neutro e estrangeiro da Bélgica, nos ofereceria, nesse caso, um abrigo muito precioso. Por isso, estamos bem desejosos de que esse provisório, ao qual serão submetidos ao aguardarem a construção de um local definitivo, seja de curta duração. Pedimos-lhe, portanto, para acompanhar tranqüilamente o andamento desse assunto junto ao Sr. Desclée, informando-nos de seus planos, das disposições que tem em vista e do prazo em que conta tê-las realizado. Ficaríamos bem satisfeitos, quando chegasse a hora, que nos fossem submetidos e que um dos membros do Conselho, o Sr. Lantiez por exemplo, pudesse ir a Tournay dar seu parecer para que o resultado respondesse a nossas conveniências. Veja o que, prudentemente e com a ajuda de Deus, poderia obter nesse sentido.

 

Enfim, caríssimo filho, um outro ponto ocupa nossa atenção. Todos aqui concebemos inquietações sobre sua saúde, bem particularmente eu, seu irmão Auguste e os estudantes que o deixaram mui recentemente. Seu estado de esgotamento reclama muitos cuidados e um regime que fortaleça. Peço-lhe, então, em nome de nossa afeição, em nome dos interesses de N.S. para os quais é necessária sua saúde, que se esforce para se restabelecer antes do inverno e se submeta a tudo o que for necessário para isso. Peça para o seu médico lhe dar as prescrições convenientes, e queira, depois, segui-las para a maior glória de N.S.

 

Conto com sua razão elevada e, se fosse preciso, com sua obediência, para nada descuidar, a fim de nos dar satisfação nesse ponto.

 

Nosso Seminário parece dever ser definitivamente estabelecido em Vaugirard. Espera-se que um padre Jesuíta tenha a alta direção e presida também os exercícios de noviciado. Reze muito para que essas disposições sejam bem sucedidas. A pobre Chaville será assim, é meu receio, bem abandonada. Deus irá prover.

 

Seu todo afeiçoado amigo e Pai em N.S.

 

                                               Le Prevost

Afeições devotadas aos nossos irmãos.

 

 

 

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License