Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1601 - 1700 (1870 - 1872)
    • 1679 - ao Sr. Paillé
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

1679 - ao Sr. Paillé

Convite para  se fixar em Chaville. Um Pe. Jesuíta prometido para o noviciado.

 

Chaville, 31 de agosto de 1871

 

Meu caríssimo amigo e filho em N.S.,

 

Soubemos com alegria sincera que o efeito dos banhos se mostrava cada vez mais decisivo para sua saúde. Tudo nos deixa esperar que, até o dia 11 de setembro, época indicada por você para seu retorno, você tenha usado suficientemente essa medicação natural e que o mar tenha recolocado em seus membros cansados um pouco de juventude e muito vigor. Lembre-se, aliás, que não é instantaneamente que é sentida a ação dos banhos, mas no decorrer da estação que vem depois. Enfim, você junta fielmente a oração ao remédio, é o meio garantido para obter um resultado sempre feliz, já que, se tivesse que voltar menos sólido do que na saída, se ganhou muito se, na volta, se está mais unido a Deus e mais submisso à sua santíssima, sapientíssima e dulcíssima vontade.

 

Falando, nestes dias, de sua volta com o Sr. de Varax, ele me dizia que seria, a seu ver, uma boa disposição para você que tomasse comigo residência em Chaville. Velhos companheiros, um pouco cansados, um e outro, pela corrida através da vida, seríamos reciprocamente um para o outro uma edificação e um apoio consolador. Apoiava fortemente o pensamento que me agradava seguramente, mas entrevia como objeção sua prevenção, pouco fundada a meu ver, sobre o clima de Chaville durante o inverno. Para mim, que o experimentei já há vários anos, julgo o caso de modo  totalmente diferente. Mas, não preciso dizer-lhe, meu caríssimo amigo, que estarei bem longe de emitir algum sentimento que se afaste do seu e que, ao contrário, concordarei inteiramente com você, abstendo-me de toda objeção, qualquer que seja. Aqui, você não estaria muito longe de Nazareth, onde guardaria um quarto para ir, uma ou duas vezes por semana, visitar os idosos e ocupar-se de seus interesses.

 

Vaaugirard, 1o de setembro. Estou aqui em Vaugirard hoje, para o retiro mensal. Você nos fará falta, mas o aguardamos e logo estará reunido a nós. As ausências medidas em poucos dias são bem suportáveis. A oração, aliás, pode nos aproximar muitas vezes a cada dia. As almas que estão em presença de Deus não estão separadas, já que se encontram em seu Coração divino. Possamos nos reunir ali muitas vezes e já começar, aqui em baixo, a vida de luz e de amor que será nosso quinhão no Céu.

 

Adeus, meu caríssimo amigo, até logo. Acredite em minha velha e fiel afeição em N.S.

                                               Le Prevost

 

Todos os nossos irmãos lhe mandam suas boas lembranças. Nazareth vai bem, o patronato retomou seu ritmo habitual, o círculo vai progredindo. Em Vaugirard, obras e movimento em todo o lugar para as instalações.

 

O Pe. Jesuíta é prometido positivamente pelo R. Pe. de Ponlevoy. O Sr. Beaussier vai melhor.

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License