Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1701 - 1806 (1872 - 1874)
    • 1760 - à Sra. Marquesa de Houdetot
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

1760 - à Sra. Marquesa de Houdetot

Pêsames. Pesar por uma visita perdida. Belezas da Normandia.

 

Chaville, 16 de agosto de 1873

 

Senhora Marquesa,

 

Tomo uma parte sincera e viva na aflição que acaba de golpear sua família pelo falecimento da Senhora de Saint Maur. Desde a recepção de sua última carta, pressentia esse triste acontecimento, sem ter podido verificar se se tinha realizado. O estado habitual de sofrimento em que se encontrava essa excelente senhora deve ter tornado para ela o sacrifício de sua vida menos penoso, mas a perda é real para seus caros filhos, que sentirão dolorosamente a privação de uma mãe tão amada e cuja experiência e espírito esclarecido podiam dirigir sua caminhada através da vida. Sua própria tarefa, Senhora Marquesa, se ampliará na mesma medida. Deus dará à Senhora d’Hurbal e à própria senhora dupla graça para que, por suas afeições e ternos devotamentos, o vazio seja, na medida do possível, diminuído, senão cumulado.

 

Como estou comovido pelo amável pesar que se dignou, com a Senhora sua mãe, me exprimir a respeito de minha viagem não realizada a Saint Laurent. Seria demorado demais explicar-lhe as diversas circunstâncias que tornariam esse movimento como que impossível neste ano. Faço questão, todavia, de assegurá-la, Senhora, de que teria sido para mim uma verdadeira consolação e que me deixa um pesar bem sincero, agora que estou ainda mais retido aqui do que antes, por causa da ausência forçada de vários de nossos Senhores. Há uns dez dias, estou bastante debilitado, em conseqüência de uma inflamação trazida pelos grandes calores. Tive que renunciar a chegar até mesmo a Paris, porque minhas forças estavam como que esgotadas. Minha saúde é, de resto, constantemente tão frágil que correria risco, querendo visitar alguma pessoa indulgente e boa como a Senhora, de trazer, em lugar de uma conversação amável, um estorvo, um peso, um verdadeiro aborrecimento. É essa perspectiva inquietadora que me torna tímido para toda excursão. Mesmo quando vou, em raros intervalos, para junto de minha irmã, nunca posso lhe precisar o momento de minha chegada, que é subordinado às instabilidades de uma constituição gasta e débil.

 

Perdoe-me, por favor, esses fastidiosos detalhes. Enuncio-os somente, entre muitos outros, para manifestar que não foi a falta de atenção, mas uma dificuldade real que me fez renunciar à satisfação de ver Saint Laurent e seus amados e venerados habitantes. Em compensação, vou para lá muitas vezes, muitíssimas vezes, pelo pensamento: à pequena capela, ao parque, à beira do mar, à Delivrande e a todos os tipos de lindos locais da vizinhança. Na minha última viagem, achei nossa Normandia mais rica, mais linda do que a tinha visto. O trajeto de Duclair a Yvetot é de um esplendor, de uma potência maravilhosa, a fecundidade dos campos, o vigor das árvores, a variedade dos aspectos, às vezes imensos, às vezes cortados pelos acidentes do solo, fazem dessa excursão um admirável e delicioso passeio. Teria encontrado tudo isso, com certeza, em Saint Laurent e, acima de tudo, a alegria de uma doce intimidade que a Senhora d’Hurbal e a Senhora tinham a condescendência de me prometer. Não estou bastante avançado em mortificação para me ter privado voluntariamente de tão puras e tão preciosas alegrias! Já é muito oferecê-las em sacrifício Àquele que quis me impor essas privações.

 

Rezo fielmente pelas conversões, pelas mães, os filhos e os netos. Rezo pela grande fazenda, enfim, por todos os seus interesses espirituais e de coração e de ordem temporal. Deus, nosso Pai, cuidará de tudo isso e se dignará ceder aos nossos votos.

 

Queira aceitar, Senhora Marquesa, e partilhar com a Senhora d’Hurbal, todos os sentimentos de respeito com os quais sou em N.S.,

 

Seu humilde e devotado servo

 

                                               Le Prevost

 

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License