Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Jean-Léon Le Prevost Cartas IntraText CT - Texto |
|
|
50 - ao Sr. PavieSua amizade por ele é desinteressada. Discreta abertura a respeito de seus relacionamentos com sua mulher. O Sr. Le Prevost, homem de fé e de oração. Notícias de alguns amigos de Paris.
2 de janeiro de 1836 Como você é bom, caro amigo, por interromper a doce monotonia de sua felicidade para me contá-la. Toda a parte que se podia ter nela pela simpatia, a tomei e a tomo em todas as horas, e lhe agradeço muito, caro Victor, por alimentar esse foco com incessantes efusões. Sempre foi assim desde que somos unidos: sempre recebi, você sempre derramou, e não é sua culpa se, no fim, o vazio em mim não foi preenchido. Nesta última carta, por exemplo, há alegrias capazes de encher um abismo, alegrias capazes de inebriar minha cabeça, de me cruciar o coração, e, porém, nada de tudo isso aconteceu, graças a Deus. Uma satisfação viva, terna e agradecida, isso é tudo o que sinto, tudo por você e por causa de você. É mesmo, não é verdade, em assunto de amizade, o que se poderia chamar o puro amor, sem interesse algum nem volta para si mesmo. Há graças de estado. Evito, habitualmente falar-lhe de mim ou, antes, a idéia não me vem, não tendo nada que me emocione na maioria das vezes a esse respeito; que essas poucas palavras vindas por acaso o tranqüilizem, portanto, uma vez para sempre; minha vida aos poucos chega à plena e perfeita insignificância que devia ser minha parte. Não tenho amargura alguma disso, habitualmente, nem um pouco de pena. Deus me ajuda, os dias passam, assim o fim virá. Uma coisa, porém, me dá algum pesar, é que o ar onde vivo é pouco respirável para meus amigos; não fazem questão muito dele; chegam tarde e vão embora depressa.Além disso, pode ver, aí está um inconveniente menor; bem sei correr atrás, alcançá-los e me ajustar a seu passo. Minha mulher, é por ela que deveria ter começado, como a mais interessada aqui, melhorou muito em vários pontos, sua saúde é infinitamente melhor: retomou as atividades, a vida; seu humor é menos irascível e sua susceptibilidade menos intensa; faço-lhe, à noite, habitual companhia; no entanto, ela não está sem problema; o mundo que ela seguiria, na falta de melhor, a atrai pouco; e eu, sinto por isso uma repugnância forte demais; ela iria sozinha; fica, portanto, na maioria das vezes. Uma grande coisa poderia ocupar sua pobre alma, a fé; infelizmente, talvez ela chegue; sempre a aguardo, pois noite e dia a peço; mas ela ainda não está aí. Reze, amigo, reze ardentemente por nós; recorde-se que aí está a obra, a única que o céu tenha dado a seu amigo, e que isso mesmo sua fraqueza não pôde cumprir; ore bastante; parece-me que, realizado isso, minha tarefa seria acabada. Entoaria nunc dimittis, o bom Deus me tomaria.
Sabe que você é o único no mundo a quem falo desse jeito? São esses os seus brindes. Além disso, suas cartas são tão confiantes e tão boas, quis fazer simetria e rivalizar com você.
Acabo de escrever a Edouard antes de você. Com ele tudo é urgente; mas minha mãe, em assunto de carta, só vem depois de você. Ainda não lhe escrevi, vou fazê-lo. Adeus. Ame sua mulher por mim.
Não vejo tanto Théodore como quereria. Meu gênio não combina com o dele, acredito; Godard lhe convém melhor. Ele estuda muito. Vejo nele um irmão no entanto, acredite bem. Serei dele enquanto eu puder e ele consentir. Respeito e ternura a seu pai e mais uma vez à sua esposa. Le Prevost O Sr. de Brentano74 é o autor da Vie de Marie Emmerich. Autor também do livro.
|
74 Clemens Brentano, (1778-1842), poeta romântico alemão, que se converteu ao catolicismo sob a influência da visionária Anna Katharina Emmerich, cujas visões transcreveu e publicou em 1833. |
Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License |