Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1 - 100 (1827 - 1843)
    • 78 - ao Sr. de Montrond
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

78 - ao Sr. de Montrond

A seu amigo que volta de uma estadia na Suíça, o Sr. Le Prevost confessa que, nesse ano,  a vida sedentária lhe foi pesada. Mas a presença de Deus não lhe faltou. O Sr. Levassor se apronta para vir a Paris.

 

Paris, 20 de outubro de 1838

 

            Meu caro amigo,

 

            Fiquei verdadeiramente feliz, após sua tão longa ausência, por receber uma carta, que me trazia diretamente suas notícias. Quando se deixa, como você, um pouco de sua alma em tudo o que se escreve, se fica bem certo de alegrar o coração de um amigo, conversando com ele, mesmo à distância, e por intermédio de uma carta, por insuficiente que seja de costume este meio.

 

            Muito obrigado, portanto, meu querido amigo. Respondo-lhe com uma diligência que prova como me são preciosos os testemunhos de sua afeição. Não temos aqui, como você, a alegria de ir um pouco respirar o ar puro das montanhas, nem mesmo das florestas, nem dos campos. Temos ficado em casa toda esta estação, não sem gemer às vezes através das grades da gaiola, não sem sacudir a corrente que nos parecia, nestes últimos dias sobretudo, bem pesada de arrastar. Todo o mundo, de toda categoria e condição, os santos como os mundanos, os ricos e os que quereriam sê-lo, todos desapareciam. Era uma verdadeira deserção.

 

            Felizmente, Deus está em todo lugar e permanece com aqueles que ficam, ao mesmo tempo que está com aqueles que vão embora. Não podíamos, portanto, nos queixar nem nos dizer abandonados. Onde está Deus, tudo está bem, visto que Ele está conosco, o lugar não importava mais. Infelizmente, éramos nós talvez que não estávamos com Ele! Você, que Ele ama  e que Ele escuta, não esqueça, meu caro irmão, de invocá-lo por nós.

 

            Você ficará sabendo com alegria, tenho certeza, que nosso bom amigo Levassor estará logo em nossa vizinhança. Deve, me dizem, chegar aqui dentro em pouco, para completar seu Seminário. Ele participou, nestes últimos dias, do casamento de seu irmão na Normandia, para a satisfação de todos.

            Fiz o seu recado, para o quadro, segundo seu desejo, etc.etc......

 

            Adeus, meu bom amigo, não se esqueça de mim diante de Deus, e creia na cordial afeição de seu amigo e irmão.

                                   Le Prevost

 

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License