Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Jean-Léon Le Prevost Cartas IntraText CT - Texto |
|
|
591 - ao Sr. HalluinCondições necessárias para toda entrada na Congregação: nada de meia-vontade, nem de meia-dedicação, mas o dom total e a disponibilidade. Partilhar o cuidado das outras comunidades. Eqüitativa repartição dos recursos financeiros entre todas as comunidades. Correspondências com o Superior. Estatísticas a estabelecer.
Caro Senhor padre e filho em N.S.,
Continuamos, cada um de nosso lado, sob os olhos de Deus, a obra laboriosa de nossas fundações. É uma tarefa rude, sem dúvida, mas tão repleta de esperanças que, no dia a dia, recupera-se a coragem, olhando o futuro e contando com o socorro de cima, que nunca falta nesta vida de sacrifício e de dedicação. O passado também deve ser para nós uma grande segurança, pois, quantas coisas já feitas que nossa insuficiência não teria cumprido e em que a graça do Senhor visivelmente operou conosco e em nosso favor. Tenhamos, portanto, boa confiança, caro Senhor padre, todas as coisas concorrerão para o bem com o tempo. Demos somente o que o bom Mestre nos pede: a paciência e a submissão às provações que nos envia sua adorável vontade.
Fico sabendo com tristeza que você não tem êxito do lado das Irmãs e que você entrevê assim algumas dificuldades para seus serviços. Monsenhor Bervanger, Diretor da casa de St Nicolas, me disse outrora que, depois de ter feito tentativas com Congregações de diversas cores, se tinha fixado, em último lugar, nas Irmãs brancas, ditas da Apresentação, cuja Casa-Mãe está em Tours, e que parecem, com efeito, ter-lhe prestado bons e longos serviços. Acho que elas lhe dariam satisfação. Se você se voltasse para esse lado, seria bom que Monsenhor o Bispo de Arras se juntasse a você para solicitá-las, pois, nos últimos tempos, a casa de St Nicolas tendo tido algumas desordens, suas Superioras acharam que deviam chamá-las de volta. Seria preciso que elas soubessem claramente que não teriam nada de semelhante a temer em sua casa.
Acho com você que sua conduta foi prudente ao transigir com os herdeiros Bunneville.
Você poderá, com certeza, caro Senhor padre, tranqüilizar, na ocasião, os que quereriam fazer-lhe doações com destinação especial à casa de Arras. A Comunidade poderia recusar essas doações assim circunscritas em sua aplicação, mas, desde que ela as aceita com as condições vinculadas, as intenções do doador devem ser respeitadas e seus dons hão de ser invariavelmente enviados à destinação marcada. Nem precisa dizer também que, na prática, os recursos de cada casa lhe ficam destinados, posto que raramente são suficientes para todas as necessidades. Nosso regulamento diz, todavia, que, em princípio, os recursos devem ser centralizados, e considero essa disposição muito sábia: poderia acontecer, às vezes, com efeito, que uma casa, tendo superabundância, não estivesse bastante disposta a socorrer as que estivessem em penúria. É bom que a regra o peça e entretenha assim em todo o corpo esse espírito largo e generoso, que ama e favorece o bem em toda a parte, sem exclusão nem preferência estreita pela pequena obra à qual se é vinculado.
Cremos também, caro Senhor padre, que seria bem deplorável admitir irmãos eclesiásticos ou leigos, que só tivessem uma meia-vontade e uma meia-dedicação, que consentissem em trabalhar em tal obra e não em tal outra, aqui e não ali. Sempre rejeitamos semelhantes condições: os que as fazem pertencem demais ainda a si próprios e a hora não veio para eles de se consagrarem a obras que exigem, como as nossas, uma inteira abnegação. Esses meios-termos nos trariam inevitavelmente de volta aos mal-estares com os quais tanto sofremos. A experiência em diversos lugares nos demonstrou que essas situações são falsas e nunca levam a um bom resultado. Coloquemo-nos num solo firme e sólido. De outra forma, não há futuro para nós nem para nossas obras. Se você tivesse visto, como nós, a multidão dos sujeitos que vieram a nós assim hesitantes, mal decididos, e a ineficácia constante de todas essas tentativas, estaria convencido, tanto quanto nós, de que só há de se esperar disso o constrangimento e um embaraço penoso para as comunidades.
Mando-lhe em anexo a procuração e o modelo para o ato de aquisição, em forma de tontina. Os RR. PP. Jesuítas e todas as Comunidades seguem hoje esse procedimento, o único que a legislação deixa livre e bastante seguro para as Congregações não autorizadas.
Receberei com prazer dos irmãos de Arras algumas linhas sobre suas disposições interiores. Há muito tempo que não me falaram um pouco intimamente. É verdade que não pude sempre responder-lhes quando o fizeram, mas rezo por eles, segundo suas necessidades, quando me são conhecidas: é uma maneira assegurada de tornar suas comunicações úteis.
As informações que contêm de costume suas cartas sobre o estado de sua obra e a situação da comunidade me satisfazem plenamente e nos colocam suficientemente em união de movimentos e de disposições. Porém, para responder ao desejo que eu teria de fazer, no final do ano, uma pequena avaliação por alto do conjunto da situação da Comunidade e de suas obras, alguns detalhes precisos me seriam necessários. Pus, na pequena folha anexada, as perguntas mais essenciais. Se achar um momento para respondê-las, ficarei grato. Como toda fórmula, esta pode conter coisas que não encontram sua aplicação direta, mas o fundo das coisas está aí. Adeus, caro Senhor padre, recebo sempre com alegria notícias suas, que interessam vivamente todos os nossos irmãos. Vamos aqui bastante bem. O Sr. padre Leleu, nosso novo irmão eclesiástico, se adapta bem, vai servir espiritualmente o patronato St Charles, onde está o irmão Tourniquet. Temos também um novo irmão leigo [Charles Petit], que não é sem inteligência. Ainda não sei como ele irá. Abraço-o respeitosamente em Jesus e Maria.
Le Prevost
O irmão Tourniquet, como você desejava, me pagou, sobre o que nos deve para o primeiro trimestre de 1859 da pensão de seu sobrinho, 52f e 45f para sapatos e bonés, 16f 90 para material escolar.
|
Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License |