Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 501 - 600 (1857 - 1859)
    • 597 - ao Sr. Caille
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

597 - ao Sr. Caille

Objeções do Sr. Le Prevost ao estabelecimento de uma obra nova (biblioteca popular) na casa de Amiens. “Um pouco de bem solidamente feito vale mais do que uma multidão de empreendimentos fracos e sem alcance religioso e moral.”

 

 

Vaugirard,  18 de fevereiro de 1859

 

 

Meu bom amigo e filho em N.S.,

 

Mando-lhe a resposta que acredito dever fazer ao Sr. padre Berton. As objeções que lhe submeto têm, a meus olhos, bem mais força ainda do que digo em minha carta: todos os meus irmãos do Conselho pensam comigo que a introdução desse novo elemento em sua casa irá prejudicar muito seus irmãos, suas crianças, a ordem da casa, a unidade de suas obras. Convido-o, portanto, a pesar maduramente a coisa diante de Deus e a não ceder facilmente demais ao atrativo que você tem de conciliar muitos sufrágios para sua casa e de estabelecer nela a maior quantidade de coisas possível.

 

Um pouco de bem solidamente feito mais vale do que uma multidão de empreendimentos fracos e sem alcance religioso e moral. Tenha a certeza de que todos os inconvenientes previstos por minha carta são inevitáveis. Aliás, para não me apegar demais à minha opinião e me confiar mais do que se deve no meu juízo, peço-lhe particularmente para ver confidencialmente o Sr. padre Cacheleux, cujo bom espírito e sincero interesse por nossas obras me inspiram uma grande confiança, e para dizer-lhe minhas apreensões, o estado de cansaço habitual de seus dois irmãos e de sua empregada, a dissipação inevitável que todos os leitores, indo e vindo sem cessar, darão a todo o mundo, os impedimentos que trarão ao serviço e aos cuidados que se devem às crianças. Tenho certeza de que ele estará inclinado, como eu, a olhar esse novo elemento de movimento e de desordem como infinitamente deplorável. Se fosse diferente, estou disposto a me render ao parecer dele, gostando mais de confiar em seu sentimento do que no meu próprio.

 

Adeus, meu excelente amigo, não lhe escrevo mais longamente para não atrasar minha carta.

Abrace nossos irmãos, encoraje-os de minha parte, assegure-os de minha terna afeição.

Seu amigo e Pai em N.S.,

 

                                   Le Prevost

 

Aguardarei as informações que você me promete para o fim deste mês.

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License