Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 601 - 700 (1859 - 1860)
    • 659 - ao Sr. Halluin
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

659 - ao Sr. Halluin

O Sr. Le Prevost escreve após uma carta do Sr. Bulfay ao Sr. Halluin, junto a quem ele solicita um emprego na Obra de Arras.

 

Vaugirard, 1o de janeiro de 1860

 

            Caro Senhor padre,

 

     Não quis recusar ao nosso ex-irmão Claude [Bulfay] a consolação que me pede de escrever-lhe ou, antes, de deixá-lo escrever a carta anexa. Nem iria opor-me, além disso, ao fato de você tomá-lo provisoriamente para experimentá-lo, como jardineiro ou para serviços gerais, sem comprometer-se a mais nada, a não ser que ele lhe dê, mais tarde, plena satisfação. Não o despedimos, mas como ele tem a cabeça pouco firme e que a idéia lhe voltava muitas vezes de fazer uma experiência em outra Comunidade, o pegamos na palavra e favorecemos sua entrada nos Lazaristas. Desde a sua chegada ali, sentindo-se mantido à distância por esses Srs. da Missão, tendo poucos exercícios religiosos e quase nenhuma vida de comunidade, só chora e me fez pedir vinte vezes para aceitá-lo de novo. Não acho, pelo exemplo, dever readmiti-lo em Vaugirard. Acho que ele  seria de alguma utilidade para você. É jardineiro mais ou menos bom, sabe organizar bastante bem um jardim e empenha-se no que faz. É, de resto, uma verdadeira criança, pelo caráter; é preciso guiá-lo, ele se deixa conduzir, sabendo bem que seu caminho é desse jeito. Falta totalmente de instrução e de educação, anda desajeitado e não contribui, conseqüentemente, para o bom aspecto de uma comunidade. Mas tem o coração simples e reto, uma fé sincera, um desejo verdadeiro e constante de se santificar fora do mundo. Tem costumes regulares e o controle de si; só que, sendo afetuoso, é levado a fazer às crianças carícias, inocentes sem dúvida, mas sempre proibidas em casas como as nossas. É por esse motivo, principalmente, que o vimos sair sem pesar. Pode-se pensar que a provação que ele acaba de sofrer lhe terá servido de lição. Todavia, não garantiria isso, porque, não achando em si má intenção a esse respeito, ele não é bastante atento para evitar as ocasiões e manter-se firmemente com as crianças. Sob seus olhos, em casa, acho que ele iria bem; mas, se estivesse habitualmente sozinho no jardim com as crianças, poderia recair nesse defeito que muitas vezes lhe censuramos.

 

            Aí está, caro Senhor padre, o pró e o contra; veja se você encontra o lugar dele em sua casa sem nenhum inconveniente. A misericórdia me levou a deixá-lo escrever-lhe; mas devemos, antes de tudo, procurar o bem da obra que Deus nos confiou. Também não sei se ele poderia facilmente ficar fora da comunidade para os exercícios, tendo-os acompanhado muito tempo. Tudo isso pede atenção. O irmão Alphonse [Vasseur] poderia dizer-lhe sua impressão a esse respeito.

 

            Abraço-o, caro Senhor padre, em J. e M.

 

                                               Le Prevost

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License