Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 701 - 800 (1860 - 1861)
    • 789 - ao Sr. Planchat
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

789 - ao Sr. Planchat

Zelo apostólico do P. Planchat. Quais são seus poderes de confessor em Amiens,. Temporizar antes de fundar uma Santa Família em Arras.

 

Vaugirard, 15 de setembro de 1861

 

Caríssimo amigo e filho em N.S.,

 

Agradeço-lhe pelas boas e longas cartas que me escreveu; elas me interessaram vivamente; comuniquei aos nossos irmãos tudo o que podia edificá-los em suas narrativas. Estou também bem particularmente satisfeito pelos cuidados espirituais que você dá ao pessoal de nossas duas casas de Arras e de Amiens: esse socorro lhes será muito salutar, tenho confiança; busque sempre suas forças em Deus para somente dar a essas almas algo sólido, puro, santo; seu ministério então levará para todo lugar a bênção. Não veria inconveniente no fato do Sr. Caille pedir para você a licença de confessar em Amiens; acho, no entanto, que você não deveria confessar os irmãos, porque não o pode fazer bastante vezes para as necessidades deles e porque parece oportuno, conseqüentemente, não separá-los do Sr. Pároco de Santa Ana. Acho que isso seria a observar e receio, quando você tiver poderes, que os irmãos de um lado, e você do outro, não levem bastante em conta esta observação; é o que, até agora, me tinha impedido de responder sobre esse ponto; temo também que, indo só de passagem a Amiens, você não possa confessar as pessoas que não são da comunidade sem algum descontentamento do clero da vizinhança.

 

Acho que, em Arras, pode ser bom que você ajude o Sr. Halluin a ver as famílias de suas crianças, mas acho que seria prudente não pensar ainda, quanto ao presente, numa Santa Família, o que lhe prepararia logo ocupação exagerada; aliás, ainda não temos perspectiva nenhuma que seja bem determinada para o futuro; passando o inverno a observar, suas relações com as famílias seriam uma boa preparação do terreno e se, na primavera, se julgasse conveniente empreender algo, isso se faria com conhecimento de causa.

 

Não vejo ninguém presentemente em casa que pudesse ser enviado a Arras neste momento para ajudar nossos irmãos.  Faremos sempre tudo o que pudermos para ajudar cada uma de nossas obras, nossos recursos em pessoal são fracos, você sabe.

 

O retiro realizar-se-á, espero, no começo de outubro, o dia de abertura ainda não está fixado.

Adeus, meu excelente amigo, reze por nós, conjuro a Santíssima Virgem que derrame sobre você os perfumes de seu nome tão abençoado.

 

Seu afeiçoado amigo e Pai em N.S.

 

                                   Le Prevost

 

 

P.S. Encarrego-o de todas as minhas afeições e das boas lembranças da família para todos os nossos irmãos; verei com alegria os que poderão vir ao retiro, o Sr. Halluin em particular.

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License