Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 701 - 800 (1860 - 1861)
    • 793 - ao Sr. Halluin
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

793 - ao Sr. Halluin

Aceitar obras de fora somente na medida em que isso não prejudica nosso ministério em casa. Condições de admissão de um postulante desejando fazer seus estudos eclesiásticos. Disposições para que o Sr. Halluin faça seu retiro em Vaugirard. Notícias do Sr. Risse.

 

[Vaugirard], 28 de setembro de [1861]

 

Caro Senhor padre e filho em N.S.,

 

Respondo um pouco brevemente à sua carta do dia 24, estando no momento de sair e não querendo demorar mais para lhe escrever.

 

Acho que seria muito oportuno deixar o Santo Sacramento que lhe cria dificuldades bastante grandes para suas ocupações no interior, mas veria com alegria que você pudesse encarregar-se do refúgio que pediria menos cuidados e poderia dar ao Sr. Planchat um pouco de atividade exterior, sem jogá-lo demais para fora, o que se pode temer se ele empreendesse uma obra do tipo de uma Santa Família.

 

Para o bom jovem de quem você me fala, não recusamos recebê-lo e aceitar o cargo de seus estudos, mas, todavia, eu desejaria que você não desse uma resposta definitiva antes de tê-lo visto e ter adquirido a segurança, conversando com ele, de que ele tem verdadeiramente as marcas de uma boa vocação e bastante inteligência e meios para prometer à Comunidade um fruto real de seus sacrifícios e de seus cuidados. No caso em que ele lhe pareceria verdadeiramente tal como podemos desejá-lo, se poderia mandá-lo diretamente para Vaugirard onde poderia, como você pensa, seguir seus estudos em condições melhores do que em outro lugar, nossos cursos começando a organizar-se bem.

 

Estaríamos muito felizes vendo-o no retiro. Tememos somente que o Sr. Myionnet não possa deixar a casa nesse momento, tendo ordinariamente a obrigação de vigiar nossas crianças para deixar o Sr. Lantiez livre de acompanhar todos os seus jovens postulantes durante os exercícios do retiro. Tínhamos pensado que você poderia vir na véspera do encerramento e fazer, depois, um retiro particular durante alguns dias. Procuraremos ainda se alguma combinação seria melhor e mais satisfatória para você; temos, tenha plena certeza disso, o mais sincero desejo de tudo fazer para o bem de sua casa e o seu próprio. A época do retiro ainda não é inteiramente determinada; o P. de Ponlevoy que deve, espero, nos dar um dos padres de sua casa, está ausente até o dia 1o de outubro; ele adiou até lá o exame dos meios de que poderá dispor.

 

O Sr. Risse, aqui há 20 dias, vai muito bem. Somos, acredito, feitos uns para os outros e é Deus, tudo no-lo anuncia, que preparou nossa aproximação.

 

Receba, caro Senhor padre, as afeições de toda a família, com os sentimentos de respeito e de apego, em Jesus e Maria, de

 

Seu todo devotado amigo e Pai

 

                                   Le Prevost

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License