Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 801 - 900 (1861 - 1863)
    • 868 - ao Sr. Maignen
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

868 - ao Sr. Maignen

Disposições a encarar para o pessoal de Nazareth.

 

Vaugirard, 15 de novembro de 1862

 

Parece-me, meu caro filho, que você teria uma combinação melhor que as demais, tomando perto de você, para todo o inverno, Sénart que, pessoalmente, por motivos sólidos, deseja mudar sua condição. Essa posição perto de você lhe serviria de transição e lhe daria condições para bem considerar a seu redor que caminho lhe oferece mais chance de se preparar um futuro e de procurar as ocasiões favoráveis. Ninguém mais do que ele pode ajudá-lo utilmente em todos os seus serviços do patronato. Passado o inverno, se ele tomasse posição em alguma carreira escolhida por ele, estaríamos talvez menos desprovidos que hoje de sujeitos susceptíveis de bem secundá-lo.

 

O Sr. Pierre [Mouret] não pode funcionar sem uma direção constante no patronato onde está totalmente sem experiência, e o Sr. Emile [Beauvais] está tão pouco na obra de Sainte Anne e tão pouco livre doravante de fazer nela nem o pouco que lhe concedia antes, que não haveria, para um homem em formação, a menor assistência [de sua parte]. Portanto, não se deve contar que a obra de Sainte Anne seja provida desse jeito. Digo, de passagem, que o Sr. Emile se aflige pela repugnância, a seu ver bem mal esclarecida, com que você rejeita o Sr. Pierre com quem ele está, por experiência336, cada vez mais contente. Também a mim ele me parece o mais capaz de ajudá-lo entre os melhores classificados em todas as combinações feitas; mas desejo deixar as coisas se resolver num sentido ou no outro, sem empurrar para nenhum partido, a fim de deixar espaço à sua iniciativa. Para Moutier, se ele é retirado de Sainte Anne para ser colocado em Nazareth, o Sr. Decaux poderá bem mais se sentir ferido que se ele lhe é tirado para o Noviciado, do qual ele não pode razoavelmente desconhecer a indispensável necessidade. Eis aí todo o meu pensamento. Continuemos rezando, Deus nos dará, esperemos, a solução de nossas dificuldades.

 

Seu todo afeiçoado amigo e Pai em N.S.

 

                        Le Prevost

 





336 O texto do Sr. LP. traz “à l’usé”. É uma expressão antiga significando “após uma experiência prolongada , ou um emprego de longa duração”.





Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License