Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 901 - 1000 (1863 - 1865)
    • 990 - ao Sr. Caille
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

990 - ao Sr. Caille

Abatido, desanimado, o irmão Legrand quer deixar o Instiuto para entrar nos Jesuítas como irmão. O Sr. Le Prevost exorta o Sr. Caille a intervir pessoalmente (por carta) e junto a um padre de confiança, para que supere sua provação e reencontre a paz.

 

Vaugirard, 6 de abril de 1865

 

Caríssimo amigo e filho em N.S.,

 

Ficará sabendo com tristeza que nosso caro Alexandre Legrand, tão dedicado, tão exato em tudo de costume, está, neste momento, muito transtornado e tão desanimado que foi se oferecer como irmão coadjutor nos padres Jesuítas, e que parece muito decidido neste momento a nos deixar. Tentei algumas observações, mas está relutante, foge de mim e se recusa a entender. A causa dessa triste disposição é o desgosto que tem pelo ensino. Muitas vezes, no ensino, tinha problemas, mas os comunicava a mim. Encorajava-o, parecia se tranqüilizar. Mas parece bem provável, agora, que, no fundo, não estava tranqüilizado. Os aborrecimentos guardados interiormente se avolumaram e amontoaram, cessou de vir em direção, e, enfim, encontrou-se totalmente fora de seu caminho. Suspeitava isso tanto menos que, repetidas vezes, lhe tinha falado: “Leve, enquanto puder, o fardo de sua função, mas, para tranqüilizar-se, lembre-se bem desta promessa: logo que se sentir definitivamente carregado demais por essas funções, avise-me e, no mesmo instante, o mudarei de ocupação”.

 

Acabo de transmitir ao R.P. Charlet uma carta que lhe escreve para avisá-lo de sua resolução de nos deixar e de entrar como irmão nos Jesuítas. Peço-lhe para ver esse bom padre e de falar com ele sobre o caso, pedindo-lhe que use sua influência para recolocá-lo em paz. Tomei minhas medidas para retirá-lo das classes, mas, neste momento, está tão mal disposto que não parece querer levar nada a bem. No entanto, todos e sempre, eu em particular, lhe mostramos confiança, afeição e atenção. Responde mal ao nosso apego por ele.

 

É, ainda espero, apenas uma provação. Acho que, se lhe escrevesse uma carta cordial e paterna, teria, talvez, melhor êxito do que nós. Reze sobretudo por ele, pois toda a movimentação dos homens é impotente, onde não está a ação de Deus.

 

Adeus, meu excelente amigo, espero que tudo vá bem em sua casa. Abrace por mim seus irmãos como eu mesmo o abraço nos Corações sagrados de Jesus e de Maria.

 

Seu todo afeiçoado amigo e Pai

 

                                               Le Prevost

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License