Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Jean-Léon Le Prevost Cartas IntraText CT - Texto |
|
|
1065 - ao Sr. d’ArboisProjeto de ampliação de uma capela: não se precipitar, não se obrigar a despesas excessivas. Poupar as saúdes.
Vaugirard, 14 de março de 1866
Caríssimo amigo e filho em N.S.,
Recebemos com satisfação, como sempre, sua última carta e os detalhes interessantes que contém, tanto sobre o pessoal de sua comunidade como sobre suas obras. O ponto capital, sobre seus trabalhos de zelo, seria a necessidade, que lhe pareceria evidente, de ampliar sua pequena capela do coral. A disposição pareceria ter, com efeito, alguma vantagem para suas reuniões; mas não é andar depressa demais, quando já tem sobrecarga em suas ocupações? O número das assembléias não talvez não aumentasse, mas os cuidados, os relacionamentos pessoais, os movimentos de todo tipo cresceriam com o espaço da capela.
Por outro lado, a despesa, que julga quase certamente muito mínima, porque as avaliações em projeto são sempre muito simples, não deixaria de subir ainda bastante para lhe criar algum embaraço financeiro. Pareceria-me absolutamente impossível que sua comunidade tomasse essa despesa a seu cargo, e não vejo como poderia, de outra forma, ser paga. A pequena planta que me esboçou indica, atrás de seu altar atual, um muro que deve ter uma certa importância na construção. Se é assim, como tudo anuncia, a única maneira de tirá-lo seria através de obras notáveis, para assegurar a solidez dessa parte da casa e, por conseguinte, exigiria despesas consideráveis. Em Grenelle, uma obra semelhante exigiu grandes precauções e ocasionou uma enorme despesa. O Conselho da Comunidade, ao qual falava desse projeto, exprimia o pensamento de, para dar um parecer, precisar de informações sobre estes pontos: importância real das obras, taxa bem certa da despesa, enfim meios assegurados de provê-la fora dos recursos, já mal suficientes, da comunidade.
Nosso caro Sr. Alexandre [Legrand], que me parece felizmente bem restabelecido para sua saúde, me fala do próximo retiro e pergunta se temos algum projeto em relação aos que poderão tomar parte. A grande distância em que estão e o número elevado das despesas de viagem pede para você, mais ainda do que para os outros, uma certa circunspeção para esses deslocamentos. Você julgará, caríssimo amigo, quais as proposições que acreditaria dever nos fazer, para a escolha de tais ou tais de seus irmãos, que lhe pareceriam mais particularmente dever ser enviados. Pensávamos, todos, que você poderia, pelo intermédio de Monsenhor de Angers ou talvez também de algum dos protetores de suas obras, obter o favor de meios-lugares para suas viagens, seja ordinariamente, seja de vez em quando. Examine se essa tentativa deve ser feita.
Poupe suas forças e as de seus irmãos. O Sr. Laroche se restabelece penosamente e arrasta seu langor. O Sr. Lantiez está obrigado a visitar essa casa nestes dias, para assegurar-se de que podem funcionar, no entanto, e suportar seu fardo costumeiro.
Adeus, caríssimo amigo, assegure nossos irmãos de minha terna afeição, da qual você tomará uma boa parte, que não diminuirá a dos outros.
Seu amigo e Pai em N.S.
Le Prevost
O retiro, segundo nosso desejo, começaria na noite do domingo do Bom Pastor, dia 15 de abril, mas, até agora, não temos Padre para no-lo dar.
|
Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText |
Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License |