Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText
Jean-Léon Le Prevost
Cartas

IntraText CT - Texto

  • Cartas 1101 - 1200 (1867)
    • 1127 - ao Sr. Chaverot
Precedente - Sucessivo

Clicar aqui para ver os links de concordâncias

1127 - ao Sr. Chaverot

Renovação dos votos. Evitar a presença habitual de estranhos à mesa. O Sr. Le Prevost lhe anuncia o martírio, na Coréia, de Just de Brétenières, primo do Sr. de Varax.

 

Vaugirard, 12 de setembro de 1866

 

Meu caríssimo amigo e filho em N.S.,

 

Acabo de conversar com o Sr. Lantiez sobre os diversos pontos sobre os quais o Sr. Victor [Trousseau] e você nos falam. Eis o que pensamos, salvo opinião melhor. No que diz respeito à sua volta aqui para pronunciar seus votos, se é o único obstáculo a impedir que o Sr. Trousseau possa vir para tomar um novo descanso aqui ou em Chaville (e foi assim que entendemos), nada seria mais fácil do que tirar a dificuldade. Você renovaria seus votos em particular depois de sua volta aqui. Eu diria a Santa Missa em Nossa Senhora da Salete e, na presença de nossos irmãos reunidos, você faria a renovação de seus votos.

 

Pensamos como você que a presença de uma criança à sua mesa, e também a do jovem que querem lhe confiar e até a dos professores, pode ser incômoda para vocês. Parece-nos que a vinda de todos esses jovens de fora pode ser uma ocasião para vocês de lhes fazer uma mesa à parte, que seria presidida por um dos professores. Não haveria duas cozinhas a preparar, mas somente os alimentos a repartir para as duas mesas. Assim, recuperariam mais liberdade. Os professores seriam informados de que, na previsão em que se está de poder aumentar o número desses pensionistas ou semi-internos, se julgou melhor fazer-lhes uma mesa particular presidida por eles. O Sr. Lantiez acha que fariam bem em começar logo, enquanto ainda há um só professor presente, para que o outro, encontrando na sua chegada a coisa estabelecida, se conforme mais facilmente. Pode ser que, na execução, esse meio encontre dificuldades, mas o Sr. Lantiez e eu não as pressentimos.

 

Deve ter recebido a procuração que pude obter somente após sua saída e que enviei algumas horas depois que tinha deixado Paris.

 

Estou recebendo uma carta do Sr. de Varax, feliz e emocionado porém, pelo martírio de seu primo, Sr. Just de Brétenières, decapitado em março último com seus dois Bispos e seis outros missionários, na Coréia. Estamos aqui sob a mesma impressão, glorificando a Deus de pleno coração, mas com certo grito da natureza que rejeita o rompimento de tão nobre e tão bela existência. A alegria da fé domina, no entanto, o sentimento natural. O santo jovem que oferecia sua vida tão generosamente não estaria satisfeito se não partilhássemos sua felicidade.

 

O Sr. de Varax se acusa de não lhe ter escrito. Está preparando seu exame e o retiro que deve dispô-lo para o diaconato. Teve que ir também a Dijon, perto da família de Bretenières. Vai trazer alguns livros a Arras, notadamente uma teologia de Libermann, que acha poder ser muito útil ao Sr. Victor.

 

Adeus, caríssimo amigo e filho em N.S. Todos poupem-se, na medida em que os recursos de sua posição o permitam. Acompanhamo-los com o olhar com uma terna afeição. Abraçamo-los de coração em Jesus e Maria.

 

                                               Le Prevost

 

Tem notícias do Sr. Laroche? Estranhamos aqui não recebermos algumas palavras dele, que nos mantenham a par de sua posição e de tudo o que lhe interessa.

 

 

 




Precedente - Sucessivo

Índice | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Ajuda | Biblioteca IntraText

Best viewed with any browser at 800x600 or 768x1024 on Tablet PC
IntraText® (V89) - Some rights reserved by EuloTech SRL - 1996-2008. Content in this page is licensed under a Creative Commons License